Samae cria sistema online para controle da frota de veículos da autarquia
Objetivo é otimizar preenchimento de formulários por parte dos servidores
Postado dia 23/02/2018 às 14:07

Com o intuito de diminuir os custos de manutenção da frota de veículos oficiais, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) criou um aplicativo destinado aos motoristas que trabalham na autarquia. O sistema, chamado Guia de Abastecimentos, Líquidos, Óleos, Peças e Equipamentos (Galope), foi idealizado pela Seção de Transportes em parceria com a Divisão de Tecnologia da Informação do Samae.

A ideia de mudar o sistema, até então manual, surgiu no início de 2017. O principal objetivo foi possibilitar o preenchimento dos mesmos formulários de maneira mais simplificada e prática, sem precisar de impressão. A diretora da Divisão de Tecnologia de Informação, Luciane Carneiro, explica que o modelo do aplicativo interno do Samae é simples e de fácil manuseio. “O motorista acessa usando o login interno da autarquia e consegue adicionar todas as informações necessárias sobre o veículo”, disse. Luciane ainda destaca que o serviço foi inteiramente desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da Informação sem custo externo.

Atualmente, a unidade conta com 65 veículos de pequeno, médio e grande porte dirigidos por 125 servidores. Antes era preciso controlar a frota por meio de vistorias nos três pátios onde eles estão estacionados. Agora, o acompanhamento pode ser feito todo via aplicativo. “Fizemos uma pesquisa tendo como exemplos outras grandes empresas. Passamos em vários lugares para saber como era feito e foi aí que conheci o sistema Galope. Nós criamos planilhas online para monitorar informações gerais do veículo”, explica a chefe da Seção de Transportes do Samae, Maria Inês Tondello Rodrigues. Antes de qualquer viagem é preciso preencher as planilhas com dados como nome do motorista, data, horário, número e situação do veículo.

Ideia de mudar o sistema, até então manual, surgiu no início de 2017

Foto por Angela Nadin

O motorista do Samae, Saul Brito da Costa, foi um dos primeiros servidores a ter acesso ao aplicativo. “Antes tudo era feito no papel, agora é mais fácil e rápido. Tem mais opções, como fotografar algum defeito no carro. Tudo chega à Central de Veículos na mesma hora”, relata. Outra vantagem do Galope é a facilidade no compartilhamento de informações. Antes, as planilhas eram entregues somente no fim do dia e, com o app, esse processo ocorre em tempo real.

O Samae esclarece que o Galope não está disponível nas plataformas públicas de download por ser de uso exclusivo da autarquia.

Assessoria de Imprensa - Samae