Conferência Municipal discutirá contribuições para o Plano Nacional de Educação
Nesta etapa, integrantes da comissão organizadora organizam as sugestões recebidas pelas escolas
Postado dia 16/04/2018 às 15:12

A Comissão de Monitoramento e Sistematização do Fórum Municipal de Educação (FME) recebeu as contribuições que serão levadas para discussão na Conferência de Educação de Caxias do Sul. As sugestões foram encaminhadas de forma coletiva ou individual pela comunidade de qualquer escola da cidade, o que incluiu professores, funcionários, diretores e pais. Agora, a Comissão do Fórum, que possui integrantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed), faz o levantamento desses dados.

As contribuições farão parte do Documento Referência, estruturado em oito eixos temáticos, que norteia as discussões da Conferência Municipal. Durante o evento, também é elaborado o relatório preliminar de avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) que contém as sugestões a serem encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional de Educação.

De acordo com Marcia Adriana de Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenadora do Fórum, as conferências (municipal, estadual e nacional) impulsionam importantes avanços no campo educacional e ajudam a elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE). “Os encontros monitoram e avaliam o cumprimento das estratégias e das metas dos planos de educação nacional, estadual e municipal. A aprovação do PNE colocou o planejamento em educação no centro da agenda nacional. Esse resultado vem gerando compromissos inadiáveis, como a universalização das diversidades, a promoção dos direitos humanos e a qualidade social”, reforça Marcia.

A III Conferência Municipal de Educação está marcada para o dia 05 de maio, na Faculdade Murialdo, em Caxias do Sul. Mais informações referentes ao FME estão disponíveis no Portal da Educação, neste link.

Documento Referência Conae

É elaborado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). O documento está estruturado em oito eixos temáticos e deverá nortear as discussões das conferências preparatórias. Todas as discussões realizadas com base no Documento Referência são sistematizadas por unidade federativa e as emendas apresentadas constituirão relatórios dos fóruns permanentes de educação de cada estado. Tais relatórios deverão compor o Documento Base da III Conferência Nacional da Educação (Conae) e, posteriormente, integrar o PNE. A Conae acontecerá em novembro deste ano.

Assessoria de Imprensa - Smed