Secretaria da Saúde realiza capacitação sobre vacinação de gestantes
Profissionais da rede foram mobilizados para incentivar imunização neste público-alvo
Postado dia 16/05/2018 às 13:55

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (15/05), o Fórum de Vacinas para Gestantes em Caxias do Sul. O evento reuniu cerca de 80 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, no auditório da SMS. A iniciativa objetivou capacitar as equipes que atuam no pré-natal e nas salas de vacinação da atenção básica para incentivar a imunização na gravidez.

A palestrante Bárbara Furtado, médica pediatra com atuação em gerência de vacinas, falou sobre a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1973, suas atualizações e benefícios, com ênfase no calendário vacinal da gestante. Bárbara enfatizou a dTpa, que atua na prevenção da coqueluche.

Bárbara Furtado, médica pediatra com atuação em gerência de vacinas, falou sobre a criação do Programa Nacional de Imunizações

Foto por Vanessa Nava

“Em 2017, a cobertura vacinal contra coqueluche entre gestantes chegou a apenas 38,4% no país, apesar da vacina ser gratuita para esse público nos postos de saúde. As mães são a fonte de infecção mais comum da coqueluche em lactantes. Por isso, a prevenção da mãe é uma forma de proteger da doença o bebê que ainda não completou o seu esquema básico de vacinação”, afirma. A recomendação do Ministério da Saúde é que as gestantes recebam uma dose da dTpa a partir da 20ª semana de gestação de cada gravidez.

As vacinas contra a Hepatite B e a Influenza também foram abordadas. A palestrante reforçou a importância da prevenção contra a gripe para as mulheres grávidas. Há 15 dias do encerramento da campanha de imunização contra a influenza, a cobertura vacinal deste grupo populacional em Caxias do Sul segue baixa, chegando a apenas 26%.

Assessoria de Imprensa - SMS