Secretaria do Urbanismo participará de operações de fiscalização com Brigada Militar
Equipes da prefeitura atuarão em casas noturnas e festas no interior de Caxias do Sul
Atualizado dia 17/05/2018 às 16:34

As equipes de fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) passarão a participar das operações da Brigada Militar (BM), com foco no combate à perturbação de sossego público e à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. O reforço foi definido em uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (16/05), com a titular da SMU, Mirangela Rossi; o coordenador de Fiscalização, Rodrigo Lazzarotto; o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul, tenente-coronel Emerson Ribas; e com o capitão Marcelo Constante.

Foto por Divulgação SMU

As operações serão focadas em casas noturnas e estabelecimentos que já possuem histórico de denúncias na SMU, como entorno de postos de combustíveis, Estação Férrea ou interior de Caxias do Sul. As ações em conjunto entre os dois órgãos serão realizadas principalmente nos finais de semana, em dias alternados, sem informação prévia.

Nos locais vistoriados, os fiscais da SMU verificarão o alvará e poderão até interditar o estabelecimento. Os policiais da Brigada Militar fiscalizarão qualquer tipo de crime, como venda de bebida alcoólica para menores de idade e perturbação de sossego público. “O trabalho de um órgão complementa o do outro. No caso da SMU, se os fiscais interditarem o local, os proprietários terão 30 dias para se regularizem e voltarem a funcionar. Podemos determinar, por exemplo, um horário específico de funcionamento para o espaço”, explica Mirangela.

Em março deste ano, uma operação da SMU, em parceria com a Brigada Militar, interditou três estabelecimentos localizados no entorno da Estação Férrea em Caxias do Sul. Os proprietários regularizaram a situação e os locais voltaram a abrir com horário limitado até a meia-noite. Também no início de maio, outra ação semelhante foi realizada em Fazenda Souza. Uma festa, que não tinha autorização da prefeitura, foi interditada pelos fiscais do Urbanismo.

A comunidade pode fazer denúncias de perturbação de sossego público pelo Alô, Caxias no telefone 156 ou pelo site da prefeitura, no link Ouvidoria. As denúncias podem ser anônimas.

Assessoria de Imprensa - SMU