Projeto Plantar e Colher ensina a 80 crianças como montar sua própria horta
Iniciativa da Semma quer demonstrar que é possível criar esse hábito desde a infância
Postado dia 11/07/2018 às 19:38

O setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) desenvolveu na sexta-feira (06/07) uma palestra para aproximadamente 80 estudantes da Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli. A atividade, que envolveu crianças dos 4° e 5° anos, foi desenvolvida com o intuito de ensinar como montar hortas. A palestra ocorreu em conjunto com o Projeto Girassol, que desenvolve semanalmente ações no ambiente escolar, abordando temas nas áreas ambiental e social e facilitando ao aluno o acesso a atividades que estimulem a preservação do meio ambiente.

Os estudantes receberam orientações sobre como escolher o local para a construção do canteiro, o preparo da terra, a seleção das hortaliças, os cuidados e manutenções. Conforme a gerente de Educação Ambiental da Semma, Cassiane Giacomelli, a construção das hortas desde a infância é importante para o desenvolvimento de pessoas conscientes. “Essa atividade incentiva os estudantes a adotarem práticas que mudam suas atitudes em torno das questões ambientais. Além disso, propõe a formação de cidadãos comprometidos com o ambiente”, explica.

Foto por Divulgação Semma

Esse serviço faz parte de uma série de atividades que são desenvolvidas pela Educação Ambiental. Além das palestras, a equipe faz roteiros no Mato Sartori e no Jardim Botânico, para escolas e comunidade em geral. As visitas guiadas ocorrem com grupos fechados de no mínimo 15 pessoas e com a capacidade máxima de 30 por visitação. Além disso, o setor oferece apresentações de fantoches, a fim de ensinar as crianças de três a oito anos sobre como descartar corretamente os resíduos. A equipe também organiza os concursos Clic Ambiental, Calendário Ecológico e Dedo Verde, além da Semana Municipal do Meio Ambiente.

Para realizar agendamentos das atividades que a Educação Ambiental dispõe, basta entrar em contato pelo número (54) 3901.1445, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Assessoria de Imprensa – Semma