Escola Pública de Trânsito organiza ação com estudantes do Colégio São José
Atividades com crianças e jovens envolveram cerca de 600 pessoas
Atualizado dia 10/08/2018 às 14:18

Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), participaram nesta semana de uma série de atividades com alunos e professores do Colégio São José. Organizada pela instituição, as ações integraram a campanha “Antes de colocar a mão no volante coloque na consciência”, que busca incentivar a civilidade no trânsito, com foco no respeito, bom senso e gentileza. Cerca de 600 pessoas foram envolvidas nesta primeira etapa de atividades.

Durante a campanha, os fiscais de trânsito visitaram as salas de aula da segunda, terceira e quarta série, nos turnos da manhã e tarde, e deram orientações aos estudantes. Foram reforçados os temas da necessidade de utilizar o cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros do veículo; do não uso do celular por motoristas na direção e por pedestres atravessando a rua; além de comportamentos corriqueiros, como condutores que param o veículo em locais proibidos para o embarque e desembarque de passageiros, avançam o sinal vermelho do semáforo e excedem o limite de velocidade em vias urbanas.

Fiscais de trânsito enfatizaram a importância de não utilizar o celular na rua

Foto por Leonardo Portella

Além da participação dos alunos do Ensino Fundamental, adolescentes do grupo de jovens Amor em Movimento e do grêmio estudantil da instituição foram treinados para atuarem como multiplicadores no trânsito. A ideia é que os jovens, acompanhados pelos agentes da EPT, aproveitassem o movimento de pais que buscam os filhos na instituição para entregar panfletos educativos, alertando para a necessidade da adoção de boas maneiras no dia a dia do trânsito. A atividade estava programada para esta quinta e sexta-feira (09 e 10/08), mas foi adiada devido ao mau tempo.

De acordo com o vice-diretor do São José, Jorge de Godoy, o trânsito é um assunto frequente na escola. Anualmente, no Dia Mundial sem Carro, lembrado em 21 de setembro, a instituição incentiva que professores e funcionários deixem o carro em casa e se desloquem com o transporte público ou de carona. “Neste ano, sentimos a necessidade de trazer o assunto para a sala de aula, não ficando restrito a uma ação no Dia Mundial sem Carro. E encontramos na Escola Pública de Trânsito uma parceria para mostrar que os fiscais também querem uma mudança comportamental no trânsito”, destaca.

Grupo de jovens levarão as mensagens aprendidas para outras pessoas

Foto por Leonardo Portella

Para o gerente da EPT, Joelson Queiroz, ações como essa aproximam os fiscais de trânsito dos jovens, que servem de exemplo para os adultos. “Fomos provocados pela escola para, além do trabalho nas ruas, instruir os estudantes e professores sobre a segurança no trânsito. Conseguimos envolver diversos públicos, trabalhando atividades lúdicas com os pequenos e outras voltadas aos adolescentes, colocando-os no papel de influenciadores nessa temática social tão importante”, destaca.

Escola Pública de Trânsito

Escolas da rede pública e privada, entidades ou instituições podem contar com a participação da EPT em atividades voltadas ao trânsito. O contato para agendamentos e outras informações pode ser feito por meio dos telefones (54) 3290-3955 ou (54) 3290-3956 ou pelo e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br.

Assessoria de Imprensa - SMTTM