Terceiro dia da 7ª Sipat leva mais de 220 servidores ao auditório da Secretaria da Saúde
Atividades abordaram temas, como ética, moral no trabalho, prevenção e combate a incêndios
Postado dia 09/08/2018 às 14:09

Mais de 220 servidores participaram do terceiro dia da 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), na última quarta-feira (08/08), no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A programação do dia contou com quatro palestras, que abordaram ética e moral no trabalho, rotina do funcionário público municipal, prevenção e combate a incêndio e procedimentos em casos de acidentes de trabalho.

Pela parte da manhã, cerca de 120 servidores acompanharam a palestra “Ética e Moral no Ambiente de Trabalho”, ministrada pela professora universitária e técnica em enfermagem, Merlim Fachini. Durante a exposição, foram falados os conceitos básicos de ética e moral, a aplicação deles nas tarefas diárias e a importância do sigilo profissional enquanto servidor. Em seguida, a enfermeira Silvana Daneluz realizou a palestra “O cotidiano do servidor público no ambiente de trabalho”. Na atividade, os participantes refletiram a respeito do dia a dia de trabalho, em como tornar o ofício prazeroso e de que maneira o funcionário público pode se reinventar para ter um ambiente de trabalho mais agradável.

Já à tarde, duas atividades levaram mais de 100 servidores para o auditório do Neps. A primeira foi a palestra “Prevenção e Combate a Incêndio”, realizada pela Bipi Extintores. Na exposição, foram tratados temas, como: modos de propagação do fogo, classes de incêndio e métodos para apagar o fogo. Além disso, os servidores receberam dicas de prevenção e de combate a vazamentos de gás de cozinha.

A última ação do dia contou com a palestra “Orientação sobre Procedimento em Casos de Acidentes de Trabalho”. O técnico em segurança do trabalho, Jeovani Vanin, explicou o artigo 221, da Lei Complementar nº 3.673, de 24 de junho de 1991, que caracteriza o acidente de trabalho no Município. Entre outros conteúdos, os servidores receberam instruções sobre direitos e deveres e o que deve ser realizado em casos de fatalidades.

A programação completa da 7ª Sipat está disponível no site da prefeitura. A Semana foi elaborada pelos integrantes das Comissões de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho (CIPAs) e Comissão Geral de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho (CIPAG) da administração. O evento, que segue até sexta-feira (10/08), é uma realização da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) com apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Bipi Extintores e Azzolin Advogados.

Assessoria de Imprensa - SMRHL