Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

27/09/2017 | 15:46

Samae inicia trabalho de termonebulização nos bairros de Caxias do Sul

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) começará, na próxima semana, o processo de termonebulização em alguns bairros de Caxias do Sul. O trabalho tem como objetivo identificar possíveis ligações irregulares na tubulação de esgoto, através da aplicação de um produto que se espalha pelos canos em forma de fumaça.

A equipe da gerência de redes de esgoto do Samae faz esse serviço, utilizando um equipamento chamado de termonebulizador. Nele, é colocado um óleo mineral que se transforma em uma densa neblina, que percorre a tubulação no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação, para que possam ser corrigidas posteriormente.

A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até 1km do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:

- Ligação de calha de chuva;
- Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);
- Ligação de boca de lobo;
- Rede de esgoto cloacal quebrada.

Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Nesse caso, a equipe do Samae identifica o endereço e notifica o morador, para que ele busque o conserto.

O trabalho será realizado na próxima semana durante o dia inteiro, em horário comercial. Serão atendidos cerca de sete bairros semanalmente. A ideia é percorrer todas as regiões da cidade num trabalho ininterrupto. Nessa etapa, os primeiros bairros a serem atendidos pelo serviço serão:

Forqueta;
Jardim Eldorado;
Loteamento Villa Alpina;
Loteamento Solar do Prado;
Sanvitto;
Serrano;São Giácomo.

Fique atento:
Se a sua moradia estiver com alguma ligação irregular na rede de esgoto cloacal, ou se internamente as tubulações de esgoto não estiverem instaladas conforme normas técnicas, ou se a casa estiver com obras ou as tubulações de esgoto inacabadas, ou ainda se estiverem com ralo seco, há a possibilidade da fumaça entrar no local. Se isso ocorrer, mantenha o ambiente arejado, pois, apesar do produto não ser tóxico, não é recomendado que ele seja inalado em grandes quantidades em um local fechado. Qualquer dúvida, pode ligar para o telefone de plantão do Samae no 115.

Assessoria de Imprensa - Samae

Galeria

Créditos: Petter Campagna Kunrath
Créditos: Petter Campagna Kunrath
Créditos: Petter Campagna Kunrath
Créditos: Petter Campagna Kunrath
Créditos: Petter Campagna Kunrath
Créditos: Petter Campagna Kunrath
Créditos: Petter Campagna Kunrath
Créditos: Petter Campagna Kunrath
Créditos: Petter Campagna Kunrath
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs