Sobre essa secretaria
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) tem o papel de cultivar, criar, estimular, promover e preservar as manifestações artísticas e culturais locais. Seu objetivo é promover mais oportunidades de acesso à cultura, ou seja, ao patrimônio histórico, ao teatro, à música, à literatura, à dança, às artes visuais, ao cinema e vídeo, ao folclore, à arte e às festas populares.
Trabalha por meio de leis de incentivo e da realização permanente de ações, programas e projetos, que abrangem a área urbana e rural do município. Desta forma, a SMC administra a Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, que abriga a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, o Teatro Pedro Parenti e a Galeria de Arte Gerd Bornheim.
À pasta compete também administrar o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, que congrega o Museu Municipal, o Museu Ambiência Casa de Pedra, o Memorial Atelier Zambelli, o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, o Museu dos Ex-Combatentes da II Guerra Mundial, o Patrimônio Tombado e o Monumento ao Imigrante. Além disso, também faz parte da SMC o Arquivo Histórico João Spadari Adami.
A Secretaria é responsável pela administração do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, a sala de Cinema Ulysses Geremia, a Galeria de Arte, a Sala de Exposições, a Sala de Teatro, o Zarabatana Café Bar e o AMARP.
Para acesso aos serviços da Secretaria CLIQUE AQUI .
Regimento Interno
Na área acadêmica, Magali Quadros possui Graduação em Filosofia (UCS - 1984); Especialização em Teatro Contemporâneo (UFRGS - 2001); Mestrado em Turismo (UCS - 2003) e Mestrado em Teatro (UDESC - 2007). Participou de dezenas de espetáculos teatrais como diretora e atriz, figurinista, cenógrafa e produtora cultural. Foi professora de teatro-educação na Universidade de Caxias do Sul. Integrou a publicação La profesión del dramaturgista. Publicaciones de la Asociación de Directores de Escena de Espanã. Madrid, 2011.
Produziu os livros: Casa da Cultura 30 Anos Irradiando Arte (2012) e Chorus: composição e arranjos de Alcides Verza (2018). Na área de Teatro produziu dezenas de espetáculos, projetos, mostras e festivais. Integra, desde 2005, diversas Comissões de Avaliação e Seleção de projetos culturais, no município de Caxias do Sul.
Trabalhou por 11 anos como coordenadora e diretora na Secretaria Municipal da Cultura, exercendo as funções de Coordenadora da Unidade de Teatro, Diretora da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima e Diretora do Departamento de Formação e Promoção Cultural. Integrante do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul por diversos anos, representando as áreas de Teatro e Folclore, exercendo a sua presidência no ano de 2019. Diretora do espetáculo Capuceto Rosso, do Miseri Coloni (2022).
Atualmente participa da Associação Cultural e do Grupo de Teatro Miseri Coloni; integra o Ponto de Cultura Casa das Etnias; é administradora da empresa Magali Quadros Produção e Assessoria Cultural; foi Coordenadora do Caxias em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas, 2005/2015
Diretora cênica e figurinista do Desfile da Festa da Uva, 2012/2014 e exercia até então a função de Diretora Geral na Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
Magali Quadros
Foto por Rogério Pizzolatto
Contato
Endereço: Rua Augusto Pestana, 50
Bairro: São Pelegrino
Horários: atendimento das 8h às 17h (presencial das 10h às 16h)
Telefone: (54) 3901.1388 / 3901-1288 / 3901-1386 / 3901-1381