A Controladoria-geral do Município tem por finalidade a coordenação do planejamento e da execução orçamentária, o controle, a análise e escrituração das receitas e despesas, o controle dos contratos e convênios firmados pelo Município, bem como a gerência das finanças do Município. Suas competências abrangem:

  • Exercer a coordenação da controladoria-geral de acordo com as diretrizes programáticas e estratégicas pelo governo municipal;
  • Autorizar a efetivação de pagamentos a serem efetuados pela Tesouraria do Município;
  • Acompanhar e avaliar o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas no Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual;
  • Avaliar a execução dos programas e orçamentos quanto ao cumprimento das metas físicas e financeiras;
  • Avaliar e assinar a documentação da gestão orçamentária, financeira e contábil;
  • Coordenar a elaboração das peças orçamentárias do Município;
  • Coordenar as ações relativas a operações de créditos, avais, garantias, direitos, haveres e inscrição de despesas em restos a pagar;
  • Acompanhar o cumprimento dos gastos mínimos previstos em lei; e
  • Acompanhar o equilíbrio de caixa em cada uma das fontes de recursos.