1. Início
  2. Gestão
  3. Secretarias

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Secretário Leandro Pavan

Sobre essa secretaria

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, por meio de seus servidores, atua diariamente em melhorias na área urbana e rural, com foco na infraestrutura de Caxias do Sul. Entre as principais ações destacam-se o patrolamento e cascalhamento das ruas dos perímetros urbano e rural; as pavimentações asfálticas e em paralelepípedos; a construção e a manutenção do sistema de drenagem pluvial (rede de esgotos); manutenção e ampliação da rede de iluminação pública; e a construção de acessos, como escadarias, passarelas e pontes em diversos locais, contenção de encostas e produção de peças utilizadas em galerias e pontes.

À secretaria também cabe a abertura e manutenção de ruas, facilitando a locomoção da população, bem como a limpeza de arroios e manutenção e reparos em toda a frota do município. No interior, o trabalho é desenvolvido em parceria com as subprefeituras.

Subprefeituras e 1º Distrito

As Subprefeituras e o 1º Distrito devem servir de elo entre a comunidade rural (habitantes dos seis distritos e quatro zonas administrativas do município) e a administração central, zelando por seus interesses perante a mesma, assegurando assim melhorias em sua qualidade de vida. Políticas de desenvolvimento do meio rural são elaboradas pelas subprefeituras em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com a Direção Distrital de Políticas de Desenvolvimento do Meio Rural, visando ao progresso dessas regiões.

Departamento Técnico de Sistema Viário

Responsável pelos projetos e fiscalização da pavimentação e serviços correlatos, bem como pelo controle e manutenção de todas as vias pavimentadas.

Departamento de Terraplanagem

Responsável por coordenar as atividades operacionais das equipes de pavimentação, terraplanagem, cascalhamento, patrolamento, limpeza, britador e detonação.

Departamento Técnico de Infraestrutura e Drenagem

Responsável pela gestão de toda a malha de drenagem pluvial do município. Também é responsável pela execução e fiscalização de projetos de infraestrutura urbana, tais como pontes, paredes de contenção, galerias, escadarias e tanques de contenção. O setor também coordena as atividades operacionais da equipe de artefatos de cimento e manutenção predial.

Departamento de Drenagem

Responsável pela manutenção e conservação do sistema de drenagem pluvial, composto por redes de drenagem, bocas de lobo e galerias. Por meio das equipes operacionais, o setor também realiza a implantação de novas redes, serviço executado em parceria com o departamento de gestão técnica de infraestrutura e drenagem.

Departamento de Iluminação Pública

Responsável pela elaboração de projetos e fiscalização de obras de iluminação pública, manutenção e assessoramento técnico. Coordena as atividades operacionais das equipes de turno dia e noite.

Departamento de Frota

Responsável pelo controle e manutenção de toda a frota do município. Coordena as atividades operacionais da oficina de veículos leves, oficina de máquinas pesadas, oficina elétrica, lavagem, lubrificação e almoxarifado. Controla os serviços de controle documental (licenciamentos e seguros), abastecimento e rastreamento da frota.

Departamento Administrativo

Responsável por coordenar os serviços financeiros (recursos orçamentários e processos licitatórios, dispensas de licitações, inexibilidade e contratos), serviços de pessoal (atividades relativas à vida funcional dos servidores) expediente e protocolo (atendimento ao público e cadastro de ordens de serviço) e desenvolver assuntos inerentes à área administrativa da secretaria.


Regimento Interno

Regimento Interno da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp)
Publicado dia 29/08/2018 às 16:47

Serviços

Clique aqui para ver os serviços dessa secretaria.


Contato

Secretaria de Obras e Serviços Públicos
Endereço: Rua João Gregorio Paniz, 684
Bairro: Centenário II
Telefones: (54) 3901.1062 e (54) 3901.2301, (54) 3901.2309, (54) 3901.2306