A Diretoria de Recursos Humanos é a unidade da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística que tem por finalidade o suprimento, avaliação, promoção e o desenvolvimento dos recursos humanos dos órgãos da administração direta, bem como prestar assessoria e definir as diretrizes que nortearão as autarquias e fundações do Município nesta área.

É responsável pela gestão de pessoas na administração direta do Município de Caxias do Sul.


Gerência de Acompanhamento Psicossocial e Estágio Probatório

Desenvolve atividades e projetos com dois enfoques: o monitoramento, controle e gestão dos processos de avaliação do estágio probatório e a implementação de ações de promoção à qualidade de vida e o bem-estar geral dos servidores.

O estágio probatório é o período de três anos de efetivo exercício em que o servidor nomeado é avaliado. Sua aptidão e capacidade são objetos de avaliação conforme os fatores definidos pelo Estatuto (Lei Complementar 3.673 de 24 de junho de 1991) e Decreto Municipal nº 19.474 de 26 de março de 2018.

O acompanhamento psicossocial realiza a orientação dos servidores e chefias por demandas diversas, como orientações funcionais, saúde, relacionamento interpessoal, relotações, entre outras. Também realiza avaliações psicológicas de ingresso e outras por motivo de Lei, intervenções grupais, o Programa Preparando a Aposentadoria, entre outros.


Gerência de Biometria Médica

O Serviço de Biometria Médica é o Órgão Pericial do Município, responsável pela concessão de Licença para Tratamento de Saúde (LTS), Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família (LPF), Licença Maternidade (LGS), Acidente de Trabalho (CAT) e Moléstia Profissional, Avaliações Laborativas, Reduções de Carga Horária (conforme Lei Complementar nº 452 de 19/11/2013), Medicina do Trabalho (exames: admissionais, demissionais, periódicos, retorno ao trabalho...) entre outras atividades.

Encontra-se vinculada à Diretoria de Recursos Humanos e atende todos os Órgãos da Administração Direta e Indireta. A Ordem de Serviço nº 04/2015 regulamenta os procedimentos referentes a concessão de licenças para tratamento médico.

Horário de atendimento

Das 8h às 18h nas segundas, terças, quartas e sexta-feiras.
Das 12h às 18h nas quintas-feiras.

Contato

Telefone: (54) 3218-6099


Gerência de Treinamento, Desenvolvimento e Comunicação Interna

A Gerência de Treinamento, Desenvolvimento e Comunicação Interna é a unidade, dentro da Diretoria de Recursos Humanos, que tem por finalidade promover atividades de capacitação com enfoque no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho da função pública. Além disso, visa estreitar os laços entre o Município e seu público interno, proporcionando um maior e melhor nível de informação com integração, harmonia, envolvimento e qualidade de vida.


Gerência do Serviço Especializado de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho

Compete ao SESMT fazer verificações nos ambientes de trabalho, estabelecer e sugerir medidas de ordem técnica e administrativa, assessorar as secretarias na implantação de normas e procedimentos legais que visem à proteção da integridade física e mental dos servidores e à melhoria contínua das condições do ambiente de trabalho. Contato: 3218.6051 ou sesmt@caxias.rs.gov.br.


Gerência de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal

Principais objetivos: programar, orientar, controlar e executar as atividades de recrutamento, seleção e movimentação de pessoal da administração direta do município de Caxias do Sul.

Concurso público

Elaboração de todas as etapas que envolvem um concurso público;

Nomeações

Realiza as nomeações e posses de novos servidores e cargos em comissão, lotando-os conforme a necessidade e pedidos das diversas secretarias;

Cedências/permutas

É o deslocamento do servidor para outro órgão, mantendo-se o vínculo empregatício;

Relotação

É o deslocamento do servidor de uma secretaria para outra;

Estagiários

A prefeitura oferece estágios remunerados a estudantes com idade mínima de 16 (dezesseis) anos, cursando ensino médio, cursos técnicos e ensino superior. Os interessados devem dirigir-se ao Banestágio, agente de integração responsável pelo recrutamento e seleção de estagiários.

Telefone para contato: (54) 3538.1268.