1. Início
  2. Gestão
  3. Subprefeituras

Santa Lúcia do Piaí

O distrito de Santa Lúcia do Piaí pertencia aos municípios de São Sebastião do Caí e São Francisco de Paula. Em dezembro de 1944, passou a fazer parte do município de Caxias do Sul.

Por volta de 1890,quando os primeiros imigrantes italianos chegaram nestas terras já haviam famílias de imigrantes alemães e poloneses instalados no local.

Em 1635 passava pela região a comitiva do padre jesuíta Cristóvão de Mendonza, introdutor da pecuária no Rio Grande do Sul. O sacerdote foi covardemente assassinado no dia 26 de abril de 1635 pelos índios. Conta a lenda que o missionário jesuíta teve seu coração arrancado enquanto agonizava. O coração foi encontrado nas águas de um córrego, que ficou azul. Esse fato acabou dando nome a uma das comunidades pertencentes ao distrito – Água Azul, que hoje é um ponto turístico do município bastante visitado. Neste local os visitantes rezam e prestam agradecimentos por graças alcançadas.

Atualmente Santa Lúcia do Piaí se destaca pela grande produção de hortifrutigranjeiros. A natureza foi caprichosa nesta localidade, oferecendo recantos de grande beleza com muitas cascatas e grutas. A expressão religiosa da comunidade se dá por meio das dezenas de capelas, algumas centenárias, onde se realizam festas, as quais culminam com o Natal Esperança, evento que ocorre durante todo o mês de dezembro na igreja matriz e na praça central.


Contato

Telefone: (54) 3266.1401
Endereço: Rua Luiz Tomazelli, nº 265