Localizado a cerca de 40 km de Caxias do Sul, o distrito de Vila Oliva é formado por campos, ótimos para a criação de gado e ovelhas, e por terras de cultura agrícola. A localidade pertencia ao município de São Francisco de Paula, até que em 1954 a população requisitou sua anexação a Caxias do Sul através de um plebiscito que lhes deu ganho de causa, fazendo com que a localidade passasse então a ser um dos distritos de Caxias do Sul.
Em 1932 os Irmãos Oliva (Francisco e Luiz) adquiriram 33.000 km² de terra, em sua maioria coberta de pinheiros e mata nativa, onde começaram a explorar a madeira de pinho. Como a madeireira exigia mão de obra, diversos funcionários dos Irmãos Oliva adquiriram terrenos nas proximidades, dando origem à vila que homenageou seus fundadores. Posteriormente as terras foram divididas e vendidas a colonos que se dedicavam a agricultura.
Os irmãos Oliva tiveram papel fundamental na construção da vila, pois construíram a atual estrada que liga esta à área urbana do município. Além disso, indenizaram os donos de terrenos e construíram cercas laterais por conta própria com a intenção de transportar a madeira que exploravam até a capital do Estado.
Hoje o distrito possui uma população de aproximadamente 1.300 habitantes (censo de 2000). Sua principal atividade econômica é a fruticultura, tendo como principais produtos cultivados a maçã, o caqui e a ameixa. Ainda há, como produção representativa, os hortigranjeiros, a pecuária de corte e a extração vegetal.
O distrito também se destaca pelo tradicionalismo. Ali fica o CTG Parque de Rodeios de Vila Oliva, que promove a já tradicional Festa Campeira de Vila Oliva, reunindo milhares de apreciadores da tradição gaúcha. Em 2007, foi inaugurada a escultura do Cavalo, em fibra de vidro, com 3,25 metros de altura, confeccionada pelo artista plástico Roberto Mugnol.
Monumento ao Cavalo no Parque de Rodeios de Vila Oliva
Contato
Subprefeito: TAMIEL BERGAMIN
Telefone: (54) 3901.1187
Endereço: Avenida Gaviolli, nº 1469