Antigamente, Vila Seca pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha. Ao final do século XIX, o local já possuía três enormes fazendas, com campos e matas. Patrício Pasquali foi o agrimensor dessas terras quando estas foram repassadas à segunda geração de imigrantes; ele deixou mais de mil hectares de terra, fruto de seu trabalho como agrimensor, para seus 12 filhos.

Patrício teve uma atuação decisiva quando se pensou em fundar uma vila na região, por volta de 1912. Havia apenas uma bodega e um pequeno hotel para tropeiros na localidade e seria necessária a construção de uma capela para organizar o povoado. Na época houve discussão entre alguns moradores sobre qual local seria mais adequado para a construção da mesma, pois tanto Patrício quanto Antonio Pereira Soares, conhecido por Niquinho, queriam fazer a doação do terreno.

Niquinho ofereceu um terreno na esplanada, mas Pasquali preferia a encosta pois lá havia muita água, escassa na esplanada. No final, vigorou a vontade de Paquali e, chateado, Niquinho rogou praga dizendo que não haveria água para abastecer o local, que seria uma vila sem água, uma vila seca, e Vila Seca ficou então definido o nome do distrito.

Em 1937 Vila Seca passou a ser, oficialmente, distrito de Caxias do Sul. Com o passar dos anos foi tomando ares de crescimento, popularizou-se e criou sua subsistência através da piscicultura, pecuária, avicultura, fruticultura, produção de cereais, olericultura e equídeos. A força da fé também acompanha esse povo que tem na capela do Divino Espírito Santo, padroeiro do distrito, um templo de oração para busca de reflexão e adoração a Cristo.

Vila Seca tem importância histórica para Caxias do Sul. Foi ponto de passagem dos tropeiros que colaboraram com a integração dos povos que formaram a região (Rota dos Tropeiros). Hoje Vila Seca possui uma área de 13.785 hectares, com uma população de aproximadamente 1.900 moradores. Quem visitar essa fantástica localidade encontrará uma bela e rica região, coberta de maravilhas naturais, campos, mata nativa, lagos, cachoeiras e muitas áreas verdes.

Capela do Divino Espírito Santo

Foto por Rodrigo de Paula


Contato

Subprefeito: SANDRO CAMARGO

Telefone: (54) 3267.6091
Endereço: Praça Cordeiro de Farias, nº 76