A Ação Comunitária e Solidária Sem Fronteiras, promovida pela Fundação de Assistência Social (FAS) com o objetivo de coletar água mineral para as vítimas do tsunami na Ásia, teve seu encerramento, inicialmente previsto para o dia 20 de março, antecipado para esta sexta-feira, 25 de fevereiro. A destinação da água também sofrerá alterações. O produto arrecadado desde o lançamento da campanha, que ocorreu no dia 29 de janeiro, será distribuído para entidades assistenciais de Caxias do Sul e das quatro cidades da região mais afetadas pela seca, conforme a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul: Nova Prata, Gramado, Nova Petrópolis e Garibaldi.
As alterações foram decididas na manhã desta sexta-feira pela equipe organizadora da campanha, devido a um comunicado da Cruz Vermelha Brasileira de que não poderia mais receber as doações. O ofício da Cruz Vermelha informa que '"lamentavelmente não podemos mais receber a doação coletada, pois a participação do povo brasileiro nas campanhas de donativos, inclusive água, foi tão expressiva que tiveram de interromper o recebimento de doações por falta não só de local para armazenagem, mas principalmente por falta de condições de transporte até as áreas afetadas'".
Foram arrecadados até o momento mais de seis mil litros de água mineral. Na segunda-feira, uma equipe do Exército estará passando nos pontos de coleta para fazer o recolhimento final das doações.
A diretora da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, lamentou a existência de obstáculos para o transporte da água para a Ásia, mas por outro lado, acredita que o espírito da campanha fica preservado com o encaminhamento das doações para entidades assistenciais, num momento em que o Rio Grande do Sul é castigado pela falta de chuvas e muitos municípios estão enfrentando racionamento. Marlês agradece a todas as pessoas que fizeram doações de água e conta com a comunidade de Caxias para outras campanhas de solidariedade que serão realizadas.