1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Março

ETA Parque da Imprensa será ampliada

Publicada dia

O Prefeito José Ivo Sartori assina, na próxima quinta-feira, dia 31 de março, a ordem de início da primeira etapa da ampliação da capacidade de tratamento do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa. A solenidade será realizada no Complexo Parque da Imprensa (na rua Pinheiro Machado, 261, Bairro Lourdes), às 11h. A água da Represa do Faxinal, que abastece 63% da população caxiense, é tratada na ETA Parque da Imprensa.

A vazão do Faxinal é de 850 litros de água por segundo. Opera com duas bombas de 2000 cavalos, em paralelo, às vezes alterna com a bomba de 1600 cavalos ou com a 1300 cavalos. Sua capacidade total é de 1.100 litros por segundo, mas para atingir esta vazão seria necessário operar com as quatro bombas. O Samae já possui um novo conjunto de 2000 cavalos, mas para que ele seja instalado é necessário ampliar a capacidade de tratamento da ETA Parque da Imprensa.

O diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), Marcus Vinicius Caberlon, informa que o projeto de ampliação compreende a execução de um conjunto de vinte subprojetos, abrangendo obras civis e hidráulicas, readequação de unidades de tratamento, novos equipamentos, automatização e modernização dos controles analíticos e de qualidade da água tratada. “A implantação dos subprojetos será gradativa, porque a ETA estará em obras”, explica Caberlon. O diretor-geral acrescenta ainda que as paradas das operações de tratamento serão programadas e a população será previamente avisada.

Esta ampliação é financiada pela Caixa Econômica Federal. O investimento é de R$3.214.230,64, entre financiamento e contrapartida, e a realização está prevista para 24 meses. A primeira etapa da ampliação prevê a construção da câmara de chegada, medição da vazão, mistura rápida e canal de acesso, além da instalação da casa de química para dosagens pré-circuito hidráulico.