O Prefeito José Ivo Sartori assinou na manhã desta quinta-feira (31/03) a ordem de início da primeira etapa da ampliação da capacidade de tratamento do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa. Participaram da solenidade o Vice-Prefeito, Alceu Barbosa Velho; Presidente do Legislativo, Francisco Spiandorello; diretor do Samae, Marcus Vinicius Caberlon; secretários municipais, vereadores e diversos funcionários do Samae. Ao final da solenidade, todos assistiram a uma apresentação teatral sobre a importância do uso racional da água.
O Prefeito lembrou que a ampliação da ETA é uma atitude preventiva em relação ao abastecimento de água para as gerações futuras. Nosso horizonte deve estar voltado para o amanhã, pois vivemos numa cidade desenvolvida que precisa de investimentos em infra-estrutura, afirmou. Sartori disse ainda que a Administração Municipal já está desenvolvendo estudos para novas alternativas em abastecimento de água.
A ETA Parque da Imprensa é responsável pelo tratamento da água da Represa do Faxinal, que abastece 63% da população caxiense. O volume tratado é de cerca de 800 litros de água por segundo. No entanto, com a ampliação, o volume subirá para 1.100 litros por segundo. A ampliação é financiada pela Caixa Econômica Federal, num investimento total de 3,2 milhões de reais, entre financiamento e contrapartida. Só a etapa inicial está orçada em cerca de 500 mil reais.
A primeira etapa da ampliação prevê a construção da câmara de chegada, medição da vazão, mistura rápida e canal de acesso, além da instalação da casa de química. A ampliação será gradativa e será preciso realizar suspensões nas operações da ETA para as obras. No entanto, as paradas serão programadas e a população será avisada com antecedência. A previsão é que a obra fique pronta em dois anos.