1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Abril

Alterações no trânsito no final de semana

Publicada dia

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTM) informa que o trânsito da cidade sofrerá alterações neste sábado devido ao eventos esportivos e culturais promovidos pelas Secretarias de Esporte e Lazer (SMEL) e Cultura. Algumas ruas serão fechadas para o trânsito, alterando também itinerários de linhas de ônibus e táxis-lotação.

Desfile: A concetração de alunos das escolas participantes das atividades inicia às 13h30 no largo da Praça Dante Alighieri. A partir desse horário, a rua Sinimbu, em frente a Catedral, ficará bloqueada para o tráfego de veículos. Apenas os coletivos terão acesso ao corredor. As equipes seguem até o Centro Administrativo Municipal, a partir das 14h, acompanhadas pelos fiscais de trânsito da SMTM.

Shows: Para as apresentações culturais na tarde de sábado, no estacionamento da Prefeitura, a Rua Alfredo Chaves, entre a Sinimbu e Dom José Barea, ficará fechada.

Corridas: Já para os esportes, o Diretor de Trânsito, Carlos Roberto Noll, explica que das 15h15 às 16h15 (horário previsto da minirrústica), o trânsito será totalmente bloqueado na Rua Alfredo Chaves até a Sinimbu, estendendo-se até a Angelina Michelon e Os 18 do Forte. Durante este horário, os ônibus que fizerem o sentido leste/oeste seguirão o seguinte trajeto: Angelina Michelon (Cruzeiro) – BR-116 acessa o viaduto – Av. Julio de Castilhos – 13 de Maio – Pinheiro Machado – Borges de Medeiros – Os 18 do Forte e seguem. Os que se deslocarem no sentido oeste/leste passarão pelas ruas Sinimbu – Visconde de Pelotas – Bento Gonçalves – Coronel Camisão – Av. Julio até a BR-116. “As duas linhas da Visate (Panazzolo e Cristo Redentor) que usam a Alfredo Chaves, seguirão pela Andrade Neves (sentido sul/norte) e pelas ruas Humberto de Campos e Tronca (sentido norte/sul)”, complementa o diretor.

Às 16h será dada a largada da rústica. Os atletão correrão nas ruas Alfredo Chaves - Pinheiro Machado - Teixeira Mendes - Av. Itália – ruas Sinimbu – Angelina Michelon – Os 18 do Forte e chegarão de volta à Prefeitura pela Alfredo Chaves. “Nesse toreiro não haverá bloqueio total do trânsito”, avisa Noll.

Para essas atividades, a SMTM conta com o auxílio de 30 escoteiros, uma viatura, quatro motos e 10 policiais militares da Brigada Militar (BM), além de uma viatura, três motos e 20 agentes do Departamento de Trânsito. A Guarda Municipal acompanhará as atividades na Praça Dante e no pátio interno da Prefeitura.

Durante a realização dos eventos, o itinerário dos táxis-lotação permanece inalterado. Eles poderão seguir livremente pela Av. Julio de Castilhos e pela Dr. Montaury. Entretanto, os que seguem pelo sentido leste-oeste da cidade, desde o bairro Cruzeiro, serão, depois da BR-116, desviados para as ruas João Costamilan e Tronca.

Romaria do Trabalhador: No domingo de manhã, os agentes da SMTM irão bloquear a quadra da Av. Ruben Bento Alves, em frente ao Restaurante Gianella (entre a rua Governador Silvério até a rótula da Mosteiro). Neste local, a partir das 7h, haverá a concentração de cerca de 10 mil romeiros (expectativa da organização) para a saída até os Pavilhões. “Os ônibus largam as pessoas ali e seguem até os Pavilhões. A partir das 9h, a romaria segue pela contra-mão (bairro/centro) da rua Ludovico Cavinato até o Parque Centenário”, explica Carlos Roberto Noll. Os agentes de trânsito acompanharão a romaria, sem bloquear o trânsito no sentido normal da via (sentido centro/bairro).