O Prefeito José Ivo Sartori assina na próxima terça-feira (19/04), às 15h30min, a ordem de início das obras do Reservatório de Água da Zona Norte. A solenidade será realizada no Centro Comunitário do bairro Belo Horizonte (Rua dos Vitivinicultores, 654). Este reservatório está incluído no Programa Pró-Saneamento Sistema de Abastecimento da Zona Norte do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Samae).
O projeto do sistema prevê a aquisição e instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) modular do tipo aberta. Esta estação terá capacidade para tratar 50 litros de água por segundo. A ETA será instalada em frente a barragem da Maestra, onde localiza-se a atual Estação de Bombeamento de Água Bruta. A água da estação virá da Maestra depois de passar pelos sistemas tradicionais de tratamento. A água tratada será armazenada em reservatório de concreto armado enterrado, com capacidade de 500 metros cúbicos. Este reservatório será o ponto de sucção da nova estação elevatória que terá por finalidade recalcar a água tratada para um reservatório de montante, também em concreto armado, com capacidade para armazenar 1.000m3, explica o diretor-geral do Samae, Marcus Vinicius Caberlon.
Caberlon informa ainda que o reservatório de montante será o ponto de partida para o suprimento de toda Zona Norte. Ele será responsável pela alimentação de uma estação elevatória que terá como finalidade promover o abastecimento dos loteamentos Belo Horizonte, Luxor Portal da Maestra e Altos da Maestra, localizadas ao sul da nova estação de tratamento.
O valor total da obra é R$241.336,07 e o prazo é de 120 dias.