1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Abril

Projeto vai preservar 26 espécies de cactus

Publicada dia

A Educação Ambiental será uma das principais ferramentas do projeto “Salvando os Cactos”, lançado nesta sexta-feira (15/04), na Prefeitura de Caxias do Sul. O trabalho, coordenado pelo biólogo Ronaldo Wasum, recebeu o prêmio internacional Investing in Nature 2005. O projeto será desenvolvido em parceria pelo Jardim Botânico de Caxias do Sul, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, UCS e Samae.

O prêmio conquistado pelo projeto (quinze mil libras esterlinas, o que equivale a cerca de R$80 mil) permitirá a realização do trabalho de coleta, construção de um cactário para cultivo e posterior reintegração ao meio ambiente de 26 espécies de cactos pertencentes ao gênero Parodia, ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul. Também estão previstas ações educativas, como a criação do personagem Dona Parodia para visitas e atividades em escolas.

O Prefeito José Ivo Sartori observou a importância do trabalho de Educação Ambiental que será desenvolvido. Segundo ele, as próximas gerações sofrerão os efeitos do desequilíbrio ambiental verificado atualmente em diversas partes do mundo. “Costumo dizer que Deus sempre perdoa; o homem às vezes perdoa; mas a Natureza nunca perdoa”, salientou.

Para o diretor-geral do Samae, Marcus Vinícius Caberlon, o fato de um complexo como Sistema Dal Bó sediar o Jardim Botânico de Caxias – onde será desenvolvida parte do trabalho - merece destaque. “Sabemos que este projeto irá gerar pesquisa e tecnologia”, disse. Já o secretário do Meio Ambiente, Ari Dallegrave, ressaltou a participação dos demais técnicos municipais. “Nós implementamos no Jardim Botânico todas as condições para dar suporte a este projeto”, afirmou.

O reitor da UCS, Luiz Antônio Rizzon, destacou a importância da parceria e do envolvimento de diversos segmentos no trabalho de pesquisa coordenado pelo professor Ronaldo Wasum. “Fico feliz em contar na nossa universidade com profissionais tão dedicados, que são verdadeiras referências em suas áreas”, completou.