1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Abril

SMED cria 403 vagas em educação infantil

Publicada dia

Em pouco mais de três meses de governo, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) ampliou o atendimento na área de educação infantil ao criar 40 novas vagas que foram somadas às 60 já garantidas anteriormente. No mesmo período, a SMED também reformulou convênios com instituições para a ampliação de vagas.

Nos próximos dias, será inaugurada uma nova instituição de educação no bairro Pioneiro. Isto vai permitir que mais 61 novas vagas sejam disponibilizadas. No total, somam-se 403 novas vagas criadas pela Secretaria.

A secretária de Educação, Mariza Vasques de Abreu, tem se preocupado em trabalhar tentando solucionar possíveis faltas de vagas com a ampliação de prédios pertencentes à rede, compra de vagas em estabelecimentos e convênios com outros. “Os problemas relacionados com a falta da vagas não são de hoje, pois vêm se acumulando ao longo dos anos. É preocupação da SMED solucionar, dentro do possível, todo e qualquer problema que envolve a área da educação em nosso município”, completa a secretária.

PIM - A SMED também trabalha na implementação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) no Município, o que deve ocorrer ainda neste ano. O PIM disponibiliza equipes de visitadores que conferem as condições de vida das crianças de zero a seis anos de idade.

Em Caxias, o programa deverá contar com 25 visitadores. Cada um deles será responsável por 25 famílias. Logo, o trabalho irá abranger inicialmente 625 famílias. A estimativa é que as equipes atendam de mil a 1,2 mil crianças na faixa etária de zero a três anos, com visitas domiciliares semanais; e de quatro a seis anos, em encontros semanais realizados em espaços comunitários. Nestes locais, serão desenvolvidas atividades em grupo.

A secretária salienta que a SMED tem se empenhado em cumprir as propostas do plano de governo. Segundo ela, todo projeto será implementado de acordo com as disponibilidades técnicas e financeiras. “Tudo é uma questão de tempo”, diz.