As vagas para a 5ª edição do Projeto Tapete Mágico, da Secretaria da Cultura, encerraram na manhã desta sexta-feira, em apenas duas horas. A Secretaria abriu as inscrições às 8h e às 10h não havia mais vagas para nenhuma das sessões programadas.
De acordo com a coordenadora do Projeto, Luiza Motta, 80 escolas irão participar este ano, atigindo cerca de 6,5 mil estudantes de Pré a 4ª série. Professores estavam na fila em frente a Biblioteca Pública desde às 7h. A procura foi um sucesso, escolas da região também ligaram para se inscrever como de Farroupilha, Flores da Cunha, Carlos Barbosa. A coordenadora informa ainda que este ano o projeto triplicou o número de vagas. Até então, participava uma turma por vez (cerca de 2,5 mil crianças), este ano são três turmas. E ainda, cada aluno sairá da apresentação levando um livro para ler em casa, destaca Luiza.
As apresentações do Tapete Mágico estão agendadas para os dias 19 e 20 de abril e de 2 a 13 de maio, com sessões às 9h, 10h, 14h, 15h e 16h, no Teatro Municipal da Casa da Cultura.
O estímulo à leitura é o principal objetivo do Secretário José Clemente Pozenato e equipe na pasta da Cultura. A sessão de livros infantis na Biblioteca aumentou 300% com o projeto Tapete Mágico. Pretendemos aumentar ainda mais esse índice com o Plano Permanete de Estímulo à Leitura (PPEL) que será apresentado à comunidade no próximo dia 18, aponta Luiza Motta.