As equipes que trabalham do Orçamento Comunitário (OC) estão comemorando. A participação da comunidade nos encontros do OC nos bairros da cidade teve um expressivo crescimento desde o início do processo, em abril. Do dia 18 a 30 de abril, em 30 reuniões, participaram cerca de 1,5 mil pessoas. Em apenas quatro dias do mês de maio, 653 pessoas compareceram em 12 reuniões do OC. Estamos tendo uma ótima receptividade dos moradores e uma boa aceitação da nossa proposta, avalia Jaison Barbosa dos Santos, coordenador do OC.
O Coordenador ressalta que o aumento do público também se deve ao fato da comunidade ser convocada diretamente pelo presidente do bairro. Temos uma média de 51 pessoas por reunião, o que é muito bom, pois não temos carros de som, não investimos em mídia, não participam ônibus de outras regiões e quando utilizamos o espaço de escolas é no período que não tem aula. A reunião é toda articulada pelo presidente da Amob (Associação de Moradores de Bairro), destaca Jaison.
As equipes do OC explicam aos participantes o que encontraram quando a Administração Comunitária assumiu o município: relatam as obras que estão em andamento, as atrasadas e as que que foram planejadas no governo anterior e que serão realizadas. Os coordenadores da região fazem um levantamento das necessidades imediatas dos bairros em questão. A população gostou muito desse trabalho. Já encaminhamos mais de 100 pedidos às secretarias responsáveis, informa Jaison Barbosa.
Como exemplo dessa solicitações imediatas, o coordenador lembra de duas obras já realizadas pela Administração Municipal. Na reunião em Nossa Senhora da Saúde, pediram o cordão da calçada onde foi feito o asfaltamento. Está pronto. Na região do Desvio Rizzo, os moradores da Pedreira Guerra solicitaram a continuação da pavimentação da rua Antônio Gatermann, obra aprovada em 2004. Também está concluída, relata.