1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Maio

Centro Comunitário Esplanada será entregue nos próximos dias

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Planejamento (SEPLAM), inaugura no próximo dia 11 de junho, o Centro Comunitário Esplanada. A obra aprovada pela comunidade em 2003, devia ser concluída no ano passado. “Era uma reinvidicação antiga dos moradores do Esplanada e Bom Pastor I. Inclusive, as Amobs desses bairros poderão se instalar em salas projetadas especialmente para elas”, acrescenta o titular da SEPLAM, Vinicius Ribeiro. Além dessas salas, o Centro Comunitário terá cozinha, churrasqueira e banheiros. A obra custou R$85 mil.

OC: Vinicius Ribeiro informa também que a equipe da Secretaria está trabalhando na análise técnica e estimativa orçamentária de toda a demanda das assembléias do Orçamento Comunitário. “Já iniciamos essa análise, porque 50% dos encontros do OC já foram concluídos. Depois, os dados serão apresentados para os conselheiros nos bairros e estes irão optar pela prioridade para 2006”. A transparência no processo do OC sempre foi destacada pelo Prefeito José Ivo Sartori. “O Prefeito solicitou que passássemos dados verdadeiros e concretos para os moradores. A Administração Comunitária prima pelo desenvolvimento sustentado com a participação da sabedoria da população e a avaliação do plano da cidade como um todo, unificando as duas coisas”, argumenta o Secretário.

Agroindústrias: Também nos próximos dias, a SEPLAM repassa a produtores rurais, projetos de adequação e reforma de agroindústrias. “Somos parceiros na disponibilização dos projetos arquitetônicos dessas agroindústrias, visando a qualidade do serviço no setor primário”, aponta Ribeiro. Os projetos serão entregues a Mauri André Rech, de Ana Rech, e Diego Antônio Isoton, de São Vitor da 4ª Légua.

Geoprocessamento: A Secretaria do Planejamento apresenta à comunidade, um Sistema de Informações Geográficas. Através do site www.ecosconsulti.com.br:8000/caxias.php, os caxienses poderão obter dados técnicos de quadras, lotes e edificações. “Podemos visualizar agora, através do Geoprocessamento, a área urbana do município via satélite. São dados ainda incompletos, mas dá para se ter uma noção da importância dessa tecnologia”, explica Vinicius Ribeiro. O sistema de consulta on line estará totalmente concluído para consultas a partir de setembro.

Fabiana de Lucena (Mtb9247)