O Coordenador do Orçamento Comunitário (OC), Jaison Barbosa dos Santos, apresentou ao Prefeito José Ivo Sartori o relatório de atividades de 18 de abril início dos encontros nos bairros a 7 de maio quando foi realizado 25% das reuniões programadas pela equipe. Na reunião no gabinete do Prefeito, na manhã desta terça-feira, participaram também o Secretário do Planejamento, Vinicius Ribeiro, e os assessores da Seplam, Izidoro Zorzi e José Oltramari.
Segundo Jaison, a participação da comunidade teve um expressivo crescimento desde o início do processo. Em abril, em 30 reuniões, participaram cerca de 1,5 mil pessoas. Em apenas quatro dias do mês de maio, 653 pessoas compareceram em 12 reuniões do OC. Estamos tendo uma ótima receptividade dos moradores e uma boa aceitação da nossa proposta, destacou.
O coordenador explicou ainda ao Prefeito que o aumento do público também se deve ao fato da comunidade ser convocada diretamente pelo presidente do bairro. Não temos carros de som, não estamos investindo em mídia. A reunião é toda articulada pelo presidente da Amob (Associação de Moradores de Bairro), disse.
Sartori achou natural o envolvimento da comunidade caxiense no OC. Estamos valorizando os presidentes de bairros e a população gostou dessa forma de como organizamos os encontros. Contudo, o prefeito reforçou a importância da participação de outras entidades como clube de mães, igrejas, clubes de futebol. Eles ainda não estão acostumados, porque não participavam antes. Tem que chamar, solicitou à equipe.
O Secretário Vinicius Ribeiro acrescentou que a comunidade gostou da forma apresentada pela Administração Comunitária, entretanto, para ele, a segunda etapa dos encontros nos bairros será a mais importante. O pessoal sempre reclama, porque votava, criava uma expectativa e a obra não era realizada. Acredito que temos que ser verdadeiros, sinceros. Se não tem verba prevista no orçamento para fazer a obra este ano, temos que deixar claro para a comunidade, aponta.
Dinâmica do OC: As equipes do OC relatam as obras que estão em andamento, as atrasadas e as que que foram planejadas no governo anterior e que serão realizadas. Além disso, os coordenadores da região fazem um levantamento das necessidades imediatas dos bairros. No período do relatório, foram apontadas 212 necessidades e cerca de 144 manutenções pelos moradores. Já encaminhamos os pedidos às secretarias responsáveis, informa Jaison Barbosa.
Como exemplo dessa solicitações, o coordenador lembra de duas obras já realizadas pela Administração Municipal. Na reunião em Nossa Senhora da Saúde, pediram o cordão da calçada onde foi feito o asfaltamento. Está pronto. Na região do Desvio Rizzo, os moradores da Pedreira Guerra solicitaram a continuação da pavimentação da rua Antônio Gatermann, obra aprovada em 2004. Também está concluída, relata.
Dentre as necessidades mais solicitadas destaca-se pavimentações, construção de escola infantil e construção e manutenção de Centros Comunitários. Dentre as manutenções, há pedidos de desobstrução de bocas de lobo, reparos na pavimentação (buracos) e construção de abrigos e ampliação de horários de ônibus.
Balanço OC de 18 de abril a 07 de maio 50 reuniões
* 08 reuniões na região Santa Lúcia 405 participantes
* 06 reuniões na região Desvio Rizzo 272 participantes
* 03 reuniões na região Esplanada 150 participantes
* 06 reuniões na região Centro 279 participantes
* 11 reuniões na região Fátima 774 participantes
* 08 reuniões na região Cruzeiro 348 participantes
* 08 reuniões na região Ana Rech 262 participantes
Do total de 2.490 participantes, foram eleitos 430 conselheiros do Conselho Comunitário do Bairro (CCB)