1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Maio

Prefeito assina ordem de início para obras na Ceasa

Publicada dia

O Prefeito José Ivo Sartori assina nesta segunda-feira (09.05), às 9h, a ordem de início para obras da Central de Embalagens da Ceasa/Serra. Também participam da assinatura o secretário municipal da Agricultura e diretor da Administradora de Consórcios Intermunicipais (Adcointer), Nestor Pistorello; o gerente da Ceasa Serra, Alcemir José Kahmler, prefeitos da região e representantes dos agricultores. A assinatura será realizada nas dependências da Ceasa (Rua Jacob Luchesi, 3181).

A Central vai permitir a higienização de caixas de plástico para todos os produtores rurais da região. O serviço beneficiará tanto os agricultores, que passam a valorizar ainda mais seus produtos, como os consumidores, que terão maior garantia de hortifrutigranjeiros livres de contaminação.

Os técnicos explicam que alimentos frescos apresentam metabolismo intenso, pois suas estruturas física e química se modificam mesmo depois da colheita. As mudanças de temperatura e umidade sofridas pelas frutas, legumes e verduras até o ponto de chegada no varejo são responsáveis pela perda de grande parte da produção agrícola.

Por isso, embalagens adequadas são o principal instrumento de proteção contra fatores externos. O uso de caixas de madeira, por exemplo, não segue as recentes alterações da legislação. A nova lei estabelece que as embalagens devam ser descartáveis ou retornáveis. Se forem retornáveis, devem ser higienizadas a cada uso – o que será possível com a nova Central de Embalagens.

O investimento na construção do prédio - e do asfaltamento em torno dele - será em torno de R$ 220 mil. Os recursos serão administrados pela empresa, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura. Estima-se que até o final deste ano, os produtores da região possam utilizar o serviço.