1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Maio

Prefeitura inaugura cozinha comunitária

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS), inaugura nesta terça-feira (31/05), às 11h, na sede da União das Associações de Bairros (UAB), uma cozinha comunitária que irá servir refeições a 63 adolescentes que participam de cursos profissionalizantes. Trata-se de um projeto piloto, que terá continuidade com a implantação de outras duas cozinhas comunitárias nesta primeira fase do trabalho: uma no bairro Mariani e outra na Vila Leon, ainda sem data prevista.

De acordo com a coordenadora da SAIS, Janete Tavares, as cozinhas comunitárias servirão refeições balanceadas à população de baixa renda, além de constituir espaços de convivência social dos quais a comunidade participará ativamente. “Acima de tudo, vamos oferecer condições adequadas de preparo dos alimentos, de acordo com as normas sanitárias vigentes”, explica.

Assim como as demais, a cozinha comunitária da UAB terá capacidade para oferecer 300 refeições/dia. O local foi equipado com mesas, cadeiras, freezers, geladeira, balcões, utensílios e eletrodomésticos, entre outros equipamentos. O investimento total foi de cerca de R$113.500,00, sendo R$37.875,00 a contrapartida do município. O restante da verba é proveniente do governo federal.

REFEIÇÕES - Para a instalação da cozinha na UAB, foi firmado um convênio entre Prefeitura, UAB e a ONG Associação dos Colaboradores do Programa Social e Educativo de Profissionalização de Adolescentes/ Procap. Esta entidade promove na UAB um curso de Eletricidade e Desenho Técnico e Mecânico para 63 adolescentes em situação de risco, indicados pelas Amobs.

São adolescentes de 14 a 18 anos, matriculados na rede de ensino e que freqüentam o Procap no turno contrário ao das aulas. Eles farão as refeições na cozinha comunitária, com orientação permanente da equipe da SAIS. Janete Tavares ressalta que o projeto piloto foi escolhido para funcionar na UAB justamente porque os alunos do curso representam o público-alvo da SAIS.

A montagem da cozinha contou com o auxílio de diversas pessoas e entidades. “Entre elas, o sr. Euclides Sirena, que prestou consultoria de forma voluntária”, lembra Janete. Além da coordenação do trabalho, a Prefeitura será responsável pela manutenção do espaço, preparo e origem dos alimentos e serviço de nutricionista. Os alimentos virão da Ceasa.

Após a inauguração, as entidades envolvidas servirão um almoço no local em parceria com a FAS, Salute Alimentos e Fruteira Sacolão do Ipê.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)