A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher, lança nesta quarta-feira (11/05 Dia da Mulher Caxiense), às 11h, uma nova edição da Cartilha da Mulher, documento que contém informações e orientações importantes sobre situações de violência contra mulheres. O lançamento será realizado no Salão Nobre da Prefeitura, com a participação do Prefeito José Ivo Sartori, coordenadora da Mulher, Linéia Grazziotin, secretários municipais, vereadores e representantes das entidades ligadas aos direitos da mulher.
De acordo com a coordenadora Linéia Grazziotin, a Cartilha foi reeditada por causa da grande procura por orientações em situações de violência. A versão atual tem um lay-out diferenciado, mais suave e com novas cores, explica. Porém, segundo Linéia Grazziotin, o maior valor do documento está no conteúdo. A Cartilha mostra como identificar um caso de violência na vizinhança ou na família e traz uma lista completa de como acessar os órgãos que prestam auxílio e apoio às vítimas, diz.
A coordenadora lembra que muitas vezes a mulher é proibida pelo parceiro de trabalhar fora ou de conversar com vizinhos e amigos. As situações de violência também são identificadas por ameaças das mais diversas, desde o suicídio do parceiro ou agressões à vítima, até o impedimento de ver os filhos. Em Caxias do Sul, os registros de ocorrências na Delegacia da Mulher vêm aumentando. Em 2002, foram 4.463; em 2003, 4.466; e no ano passado, subiram para 5.212.
A Cartilha foi elaborada em parceria com a Casa de Apoio Viva Rachel. O documento será distribuído gratuitamente por todas as entidades que trabalham na área dos direitos da mulher.
DATA O Dia da Mulher Caxiense (11 de maio) foi instituído por lei municipal no ano de 1984, por meio de um projeto de lei de autoria da então vereadora Rachel Grazziotin. A data foi escolhida por ser o aniversário natalício da primeira vereadora caxiense, Ester Troian Benvenutti, eleita em 1959.