1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Junho

'"Passaporte'" será entregue nesta quarta

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), realiza nesta quarta-feira (29/06), às 14h, a entrega simbólica do “Passaporte para a Leitura” a alunos e professores de escolas públicas do município. A entrega do passaporte e também de um kit com livros infantis vai acontecer no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

A iniciativa integra o Programa Permanente de Estímulo à Leitura – Livromeu (PPEL), e consiste na largada oficial para a 21ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que será realizada de 3 a 18 de setembro. As escolas participantes vão estudar a obra de doze escritores que estarão presentes à Feira. O passaporte que eles recebem nesta quarta dará direito a um bate-papo com um escritor durante o evento.

“Será uma oportunidade única para os estudantes que, além de ter acesso aos livros, também poderão conhecer pessoalmente o autor das obras”, explica a coordenadora do PPEL, Luíza Motta. Para ela, a iniciativa tem tudo para despertar nos estudantes o amor pelos livros e o prazer da leitura.

SORTEIO - O trabalho começou a ganhar corpo no dia 25 de maio, quando várias escolas participaram de um sorteio dos doze escritores que estarão presentes à Feira do Livro. São eles: Kalunga, Mário Pirata, Marô Barbieri, Sérgio Caparelli, André Neves, Maria Augusta Randon, Sérgio Vieira Brandão, Eric Chartiot, Glaucia de Souza, Laura Castilhos, Rubem Alves e Moacyr Scliar.

A partir do sorteio, a coordenação do PPEL solicitou que cada escola apresentasse uma proposta de trabalho com as obras do escritor sorteado, envolvendo alunos, escola e comunidade. O melhor projeto apresentado para cada um dos doze escritores foi contemplado e será premiado com o kit contendo 30 livros (dois ou três títulos de cada autor). O prêmio será entregue pela patrona da Feira do Livro 2005, Cleodes Piazza Ribeiro. Depois, as obras ficarão na biblioteca da escola.

A coordenadora do PPEL lembra que o projeto conta com a parceria de empresas e entidades da iniciativa privada, que doaram livros e material de apoio. São eles: Intral S.A., Sultextil, Fisa Incorporadora e Construtora, Livraria Liceis, Livraria Mercado de Idéias, Paulus Livraria, Livraria Boas Novas, Livraria Fogaça, Livraria Rossi, Livraria Papion, Livraria Correa, Livraria Siciliano, Livraria do Maneco e a Escritora Maria Augusta Mantese Randon.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)