1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Junho

Prefeito em exercício abre Conferência dos Diretos da Criança e Adolescente

Publicada dia

O Prefeito em Exercício, Alceu Barbosa Velho, abriu no início da manhã desta quarta-feira (29/06), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório do bloco J da UCS. O local ficou lotado para a abertura do evento, que prossegue até as 18h30min, com participação de diversos representantes das entidades ligadas aos Direitos da Criança e Adolescente, educadores, conselheiros tutelares, jovens e demais membros da comunidade. A promoção é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

O Prefeito em Exercício, Alceu Barbosa Velho, parabenizou os organizadores pela proposta da discussão. “Trata-se de um tema fundamental, no qual o trabalho dos agentes de base e multiplicadores merece ser ressaltado”, disse. Para ele, não há políticas públicas bem sucedidas sem o apoio das pessoas que trabalham na execução dos programas e projetos.

O Prefeito em Exercício também destacou os quinze anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “No início, lembro que o documento surgiu um pouco desacreditado; mas, aos poucos, foi se firmando como principal garantia de proteção dos direitos da Criança e do Adolescente”, afirmou.

A presidente do Comdica, Miriam Nora, lembrou que durante a conferência serão escolhidos delegados que levarão as propostas locais às demais instâncias de discussão. Ela citou ainda algumas ações desenvolvidas pelo Comdica e salientou que os educadores vivem um desafio constante à frente de seu trabalho.

A vice-reitora Liane Beatriz Moretto Ribeiro representou o reitor da UCS, enquanto a Vereadora Ana Corso (PT) participou como representante da Câmara de Vereadores. Também esteve presente à abertura o palestrante Pierre Weil, cujo pronunciamento era aguardado com ansiedade pelos presentes. Um grupo de crianças da entidade Helen Keller recebeu aplausos da platéia ao interpretar o Hino Nacional por meio da linguagem de libras.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)