1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Junho

Profissionais das UBSs recebem treinamento sobre programa Saúde da Família

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria da Saúde, está disponibilizando o módulo introdutório ao Programa Saúde da Família (PSF) para cerca de 50 profissionais da pasta. Durante os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, representantes das UBSs da cidade, que já tem o PSF implantado, participarão do curso, que será ministrado por representantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

É a primeira vez que o curso é dado somente para servidores de uma mesma cidade. “Foi aberta essa oportunidade para Caxias, assim pudemos qualificar o serviço cada vez mais”, ressalta Dartagnan da Rosa, coordenador do PSF. Coordenadoras das UBSs, médicos de família (clínicos gerais), odontólogos e enfermeiras receberão instruções sobre os assuntos relativos ao programa.

O PSF preconiza a atendimento primário para resolução dos problemas. “Atingiremos cerca de 90% desses profissionais que atendem o PSF na rede básica, assim diminui-se a necessidade de encaminhamentos e complicações na maioria dos casos”, destaca o coordenador.

A capacitação acontece numa parceria entre SMS, SES e 5º Coordenadoria Regional da Saúde. O tratamento diferenciado prestado pelo PSF, com acolhimento, visitas domiciliares, promoção da saúde e prevenção das doenças será abordado no módulo.

Bianca Sirena