1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

2º Seminário Plano Diretor - Inscrições vão até sexta

Publicada dia

Qualquer cidadão pode se inscrever gratuitamente no evento, em que será discutido o planejamento da cidade para os próximos anos

Os cidadãos caxienses têm até sexta-feira (15/07) para se inscrever no 2º Seminário do Plano Diretor – Congresso da Cidade. O evento será promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento (SEPLAM), nesta sexta e sábado (15 e 16.07), no Campus 8 da UCS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, na Seplam (sede da Administração Municipal), nas entidades apoiadoras (lista anexa) ou ainda no local do seminário.

A abertura do Seminário será realizada a partir das 19h30min de sexta (15/07), no Auditório do Campus 8, com participação do Prefeito José Ivo Sartori e demais prefeitos da região. O tema da abertura é “O Município de Caxias do Sul no contexto da Aglomeração Urbana do Nordeste (Aune)”. As discussões serão abertas à comunidade, que tem espaço garantido no processo de elaboração do documento que trata do planejamento da cidade para os próximos anos.

No sábado, haverá apresentação e discussão do Diagnóstico Preliminar dos oito Grupos Temáticos que trabalharam sobre três eixos específicos. São eles: Eixo Espaço Urbano e Rural (Zoneamento e Usos, Instrumentos do Estatuto das Cidades, e Equipamentos Sociais e Escalonamento); Eixo Infra-estrutura (Estrutura Viária e Mobilidade, e Energia e Comunicações); e Eixo Ambiental (Recursos Hídricos, Saneamento, e Preservação Natural e Cultural).

O titular da Seplam, Vinicius Ribeiro, explica que o Congresso da Cidade é a instância que garante a participação da sociedade nos debates que irão culminar com o novo Plano Diretor de Caxias do Sul. “Até agora, os estudos se deram num nível mais técnico, entre funcionários da Prefeitura e representantes das entidades que são parceiras no processo”, diz.

Vinicius ressalta que - pela primeira vez - a comunidade, o Poder Público e entidades organizadas trabalham em conjunto com o mesmo objetivo. Diante do caráter inédito do processo de elaboração do Plano, ele enfatiza a importância da participação dos cidadãos. “Buscamos respaldo da população, afinal estamos planejando a cidade que queremos para os próximos 30 anos”, acrescenta o secretário.

São entidades apoiadoras: Sinduscon, CIC, Samae, Codeca, OAB, CREA-RS, faculdades, CRECI, IAB-RS, CDL, UAB, SEAAQ, Sind. Trab. Rurais e Conselho do Plano Físico Urbano (CPFU).

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)