1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

'"Brasil Alfabetizado'" vai beneficiar mais de 600 alunos em Caxias

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria da Educação (SMED), em parceria com o Governo Federal, está iniciando no Município as atividades do Programa Brasil Alfabetizado. O programa pode durar de seis a oito meses e vai possibilitar a alfabetização de cerca de 627 jovens e adultos. A primeira etapa é o cadastramento de alunos e pessoas que possam atuar como alfabetizadoras no programa.

O Brasil Alfabetizado objetiva alfabetizar pessoas com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola regular durante a idade própria ou com pouca escolarização. Os alfabetizadores precisam ter concluído ou estar cursando o ensino médio e devem ter disponibilidade de horários e compromisso para participar também dos momentos de formação. A carga horária dos alfabetizadores é de 10 horas semanais, com uma remuneração de R$120 por mês mais um valor variável de R$7/mês por aluno. As turmas deverão ter no mínimo dez e no máximo 25 alunos. Será de competência do alfabetizador providenciar o local em serão dadas as aulas, que poderá ser o centro comunitário de seu bairro, entre outros.

Segundo a coordenadora da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Smed, Elaine Bortolini, é de extrema importância que Caxias do Sul ofereça à população todas as oportunidades possíveis de escolarização. “Nosso objetivo é oportunizar a todos diferentes formas de retomar os estudos. O programa Brasil Alfabetizado vai ajudar a diminuir os índices de analfabetismo também na nossa cidade”, explica.

Os interessados em se cadastrar como alfabetizadores ou como alunos devem entrar em contato com os presidentes das AMOBs – Associações de Bairros – ou com a própria SMED, pelo fone 218.6107, com Elaine ou Ângela.

Fabiana de Lucena (Mtb9247)

Assessoria de Imprensa