Um grupo de técnicos e produtores rurais caxienses foi conferir de perto as novidades em tecnologia, manejo e produção em fruticultura de clima temperado na 8ª edição do Enfrute, encontro realizado durante esta semana em Fraiburgo (SC). A viagem foi custeada em parte pela Secretaria Municipal da Agricultura (SMAG) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A atividade integra o Programa de Qualificação da SMAG.
O Enfrute reuniu cerca de mil fruticultores de todo o país, além de técnicos e palestrantes internacionais. Uma das principais tendências apontadas no encontro foi a substituição dos pomares de maçã por clones que produzam frutas mais bonitas e coloridas, por exigência do mercado. O consumidor quer um produto de melhor aparência e está disposto a pagar por isto, observa o engenheiro agrônomo Gelso Colombo, da SMAG, que acompanhou o grupo.
Segundo ele, a tecnologia evoluiu de forma muito intensa. Os agricultores caxienses estão atentos a esta evolução e muito dispostos a investir na fruticultura para manter a competitividade no mercado, avalia Colombo. Ele conta que alguns produtores da região trouxeram inclusive mudas de novas variedades de nectarina e pêssego para testar nas propriedades rurais.
Colombo ressalta que o município de Caxias foi citado no Enfrute como referência no cultivo do morango. Pessoas de outras regiões do país têm conhecimento do trabalho que estamos realizando aqui e da atividade exportadora de empresários rurais da nossa região, afirma.
De agora em diante, as informações trazidas no encontro serão transferidas aos agricultores caxienses numa série de reuniões que a SMAG promove com os moradores dos distritos. Este trabalho permanente de atualização mantém nossos produtores em sintonia com o que está sendo feito no resto do país, acrescenta.
Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)
Assessoria de Imprensa