1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

Começam análises das amostras de vinhos

Publicada dia

Enólogos convidados começam nesta segunda-feira (18/07) a analisar as amostras de vinho colhidas nas 74 cantinas que participam da 8ª edição do Concurso Melhores Vinhos. As análises serão realizadas a partir das 8h30min, na sede da empresa Agrimar, próximo à Randon. As atividades serão realizadas durante toda a semana. O concurso é promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio de dezesseis entidades ligadas ao setor agrícola.

As amostras serão avaliadas por 33 enólogos da região. Durante a degustação, os vinhos serão pontuados. As notas serão contabilizadas dentro das normas do concurso e convertidas em ouro, prata e bronze, conforme o regulamento. Após a fase de análise sensorial, os vinhos classificados passarão por análise laboratorial.

As vinícolas participantes precisam ser registradas no Ministério da Agricultura e localizadas dentro da área territorial do município de Caxias do Sul. As amostras de vinho coletadas são obrigatoriamente da safra 2005, sendo que cada uma delas deve ser representativa de uma pipa de no mínimo três mil litros. As categorias são: tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco viníferas e tinto viníferas.

As cantinas participantes poderão comercializar seus vinhos com o selo “Vinho de Caxias”, proporcionando a identificação com o concurso. Segundo o secretário da Agricultura, Nestor Pistorello, o evento tem por objetivo valorizar o vitivinicultor caxiense, incentivar a qualidade e o consumo de vinhos locais. “Além disto, queremos reforçar a marca dos nossos produtos”, acrescenta.

Os vencedores serão anunciados durante jantar de premiação no dia 10 de agosto, no salão da Comunidade de São Pedro da 3ª Légua.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa