1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

Comunidade caxiense elenca prioridades para orçamento estadual 2006

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), promove Assembléia Geral Municipal, onde a comunidade caxiense poderá definir as prioridades para serem incluídas na Consulta Popular 2005 do Governo do Estado. A reunião acontece na próxima quarta-feira (06/07), a partir das 18h30, no auditório do Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza (Av. Júlio de Castilhos, nº 3.947, bairro Cinquentenário).

De acordo com a presidente do COMUDE, Nádia Tannous, é importante a presença da comunidade e de todas as entidades e órgãos estaduais neste dia. “Vamos escolher em que áreas queremos aplicar os cerca de R$7 milhões previstos no Orçamento Estadual 2006 para nossa região”, destaca. O Governo Estadual disponibiliza 10 áreas prioritárias: Educação, Saúde, Segurança, Agropecuária, Meio Ambiente, Emprego e Renda, Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia, e Saneamento.

As Assembléias Municipais estão sendo promovidas paralelamente nos municípios gaúchos através dos COMUDEs. Nesta segunda (04/07), serão realizadas reuniões em Flores da Cunha, Farroupilha e Nova Pádua. Na terça, em São Marcos e Nova Roma do Sul. E na quarta, em Caxias do Sul. “Nessa etapa, todas cidades elencam suas prioridades para serem votadas na Consulta Popular. Todos podem e devem participar”, aponta Nádia.

Em Caxias, os trabalhos na Assembléia Geral Municipal serão coordenados pelo Secretário Executivo do Corede/Serra, José Adamoli. O Prefeito José Ivo Sartori determinou a participação da Coordenadoria de Relações Comunitárias (CRC) no processo, através do coordenador Jaison Barbosa. “É uma inovação este ano a participação da Administração Comunitária com o acompamento da equipe do OC (Orçamento Comunitário), pois já possui um mapeamento prévio das reais necessidade da comunidade caxiense”, explica a presidente do COMUDE.

A votação da Consulta Popular será realizada no dia 10 de agosto, das 9h às 21h, em diversas urnas espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Em 2004 foram investidos R$18,6 milhões nas 33 cidades de abrangência do Corede/Serra.

Fabiana de Lucena (Mtb9247)