1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

Mulher negra latino-americana e do Caribe será tema de seminário inédito

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Assessoria de Promoção e Igualdade Racial, promove no dia 25 deste mês o 1º Seminário do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e do Caribe. O evento será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 15h. A entrada é franca.

O coordenador da Assessoria de Promoção e Igualdade Racial, José Moreira da Rosa, explica que a intenção é oferecer informações e propor reflexões sobre as condições de vida da mulher latino-americana e do Caribe, principalmente no que diz respeito à saúde, direitos, trabalho, família e educação. “Queremos também definir propostas de políticas públicas para viabilizar melhorias destas condições”, diz.

O seminário terá painéis sobre saúde, direitos, trabalho, família e educação. Na área da saúde, especialistas vão debater formas de enfrentar doenças como hipertensão, anemia falciforme e miomas, que costumam atingir de forma mais intensa mulheres da etnia negra. No campo dos direitos, será discutido o que a lei prevê sobre proteção da mulher como cidadã latino-americana e caribenha.

A questão do trabalho será tratada pela deputada Maria Helena Sartori, que vai falar sobre as diferenças de rendimentos por conta de gênero e etnia. Sobre família e educação, a palestrante será a secretária municipal de Educação, Mariza Abreu. Ela vai debater o acesso à escolaridade e valores que configuram a imagem da mulher no interior da escola e da família.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e do Caribe passou a ter reconhecimento a partir do I Encontro das Mulheres Afro Latino-americanas e Afro Caribenhas, que aconteceu na República Dominicana em 1992 e contou com mulheres negras de mais de 70 países. Estipulou-se então que esta data seria o marco internacional de luta e resistência da mulher negra. O evento também deu origem a uma articulação internacional: a Rede de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa