1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

Nova penitenciária deve ser contruída em 8 meses

Publicada dia

O Governador Germano Rigotto e o Prefeito José Ivo Sartori assinaram nesta segunda-feira (04/07) a ordem de início para construção da nova Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. A cerimônia foi realizada na Prefeitura e contou com a presença do secretário estadual da Justiça e Segurança, José Otávio Germano, entre diversas autoridades, empresários e representantes da comunidade.

O Prefeito José Ivo Sartori aproveitou para entregar oficialmente ao Governador toda a documentação referente à obra, incluindo alvarás, o que permite o início imediato dos trabalhos. “Trata-se de todo o licenciamento que compete ao Município”, ressaltou.

O Prefeito lembrou que a construção da penitenciária vai amenizar o problema de superlotação do atual presídio. “O prédio existente será transformado em casa de passagem; enquanto isso, teremos condições de pensar numa nova solução para o futuro”, acrescentou. O Prefeito agradeceu ao Governador pelo esforço em apoiar obras importantes para a região de Caxias, apesar das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta.

A obra da penitenciária está orçada em R$12,4 milhões (recursos federais e estaduais) e o prazo para conclusão é de oito meses. O local terá capacidade para abrigar 432 detentos (quatro por cela), em 8.316 metros quadrados de área. A penitenciária será construída na Rota do Sol, na localidade de Apanhador.

ESTADOS - Germano Rigotto disse que, em conversas com outros governadores, fica evidente a generalização dos problemas na área da segurança. “Todos os estados enfrentam situação crítica. Só no Rio Grande do Sul seriam necessárias pelo menos mil novas vagas por ano no sistema prisional”, afirmou.

O Governador destacou ainda que a Lei de Responsabilidade Fiscal impede aumento no efetivo policial. “Temos um concurso público sendo realizado, mas sabemos que há limites”, completou. Mesmo assim, Rigotto salientou investimentos no setor. “Em dois anos e meio foram entregues por nós cerca de 1,3 mil viaturas - um número recorde”, citou.

O secretário José Otávio Germano destacou a importância da assinatura do início das obras da penitenciária. Ele disse também que a aeronave para policiamento aéreo deverá ser trazida definitivamente para Caxias no próximo mês de setembro.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)