1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

Plano Diretor: abertas inscrições para 2º seminário

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento (SEPLAM), promove nos dias 15 e 16 de julho o 2º Seminário do Plano Diretor. O chamado Congresso da Cidade é aberto à toda a comunidade, que tem espaço assegurado nas discussões do processo de elaboração do novo Plano Diretor do Município. As inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir desta quarta-feira (06/07) na Seplam, pela internet (www.caxias.rs.gov.br/planejamento), nas demais entidades apoiadoras ou no local do evento (Campus 8 da UCS).

A abertura do Seminário será realizada a partir das 19h30min do dia 15/07, no Auditório do Campus 8, com participação do Prefeito José Ivo Sartori e demais prefeitos da região. O tema da abertura é “O Município de Caxias do Sul no contexto da Aglomeração Urbana do Nordeste (Aune).

No sábado, haverá apresentação e discussão do Diagnóstico Preliminar dos oito Grupos Temáticos que trabalharam sobre três eixos específicos. São eles: Eixo Espaço Urbano e Rural (Zoneamento e Usos, Instrumentos do Estatuto das Cidades, e Equipamentos Sociais e Escalonamento); Eixo Infra-estrutura (Estrutura Viária e Mobilidade, e Energia e Comunicações); e Eixo Ambiental (Recursos Hídricos, Saneamento, e Preservação Natural e Cultural).

O titular da Seplam, Vinicius Ribeiro, explica que o Congresso da Cidade é a instância que garante a participação da sociedade nos debates que irão culminar com o novo Plano Diretor de Caxias do Sul. “Até agora, os estudos se deram num nível mais técnico, entre funcionários da Prefeitura e representantes das entidades que são parceiras no processo”, diz.

Vinicius ressalta que - pela primeira vez - a comunidade, o Poder Público e entidades organizadas trabalham em conjunto com o mesmo objetivo. Diante do caráter inédito do processo de elaboração do Plano, ele enfatiza a importância da participação dos cidadãos. “Buscamos respaldo da população, afinal estamos planejando a cidade que queremos para os próximos 30 anos”, acrescenta o secretário.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)