1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

Prefeito Sartori visita enólogos que avaliam vinhos caxienses

Publicada dia

O Prefeito José Ivo Sartori foi conferir de perto nesta terça-feira (19/07) o trabalho dos 32 enólogos que estão avaliando as amostras inscritas na 8ª edição do Concurso Melhores Vinhos. O trabalho dos especialistas prossegue até sexta-feira (22/07), sempre a partir das 8h30min, na sede da empresa Agrimar, próximo à Randon. O concurso é uma promoção da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio de dezesseis entidades ligadas ao setor agrícola.

O Prefeito foi ao local das análises acompanhado pelo secretário da Agricultura, Nestor Pistorello. Ao conversar com os enólogos, recebeu a boa notícia de que as amostras têm revelado uma excelente safra de vinhos. “Fico muito satisfeito em saber que nossos agricultores superam todas as dificuldades e ainda conseguem apresentar um produto de qualidade que tem plenas condições de competir no mercado”, salientou.

Durante a fase de análise sensorial, os vinhos são pontuados conforme o regulamento. Segundo o enólogo da Embrapa, Luiz Rizzon, nesta etapa o uso dos sentidos é fundamental. “Utilizamos a visão, o olfato e o paladar para identificar defeitos e qualidades do vinho”, explica.

Na semana que vem, as amostras passarão por análise laboratorial e testes químicos. Os vencedores serão anunciados durante jantar de premiação no dia 10 de agosto, no salão da Comunidade de São Pedro da 3ª Légua. Neste ano, 74 cantinas participam do concurso.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa