1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

Prefeitura promoveu encontro inédito sobre mulher negra

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Assessoria de Promoção e Igualdade Racial, promoveu nesta segunda-feira (25/07), o 1º Seminário do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e do Caribe. O evento foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença de diversas autoridades como os secretários José Altamiro Paim (SSPU) e Ari Dallegrave (Semma), a presidente da FAS, Maria de Lurdes Grison e o vereador Edson da Rosa, representando o Presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Spiandorello.

A abertura dos trabalhos foi marcada pela execução do Hino Nacional na voz de Claudia Quadros. Após, o coordenador da Assessoria de Promoção e Igualdade Racial, José Moreira da Rosa, explicou a intenção do encontro. “Como vemos, todas as etnias prestigiam esse evento, porque sozinhos não fizemos nada. Esse encontro é a melhor maneira de procurar soluções contra o racismo e buscar condições dignas para as mulheres”, destacou.

Durante toda tarde, os painelistas convidados - Dra. Cristiane Martins da Silva Souto, Mara Lane Zardin e Dr. Gustavo Zambrano Torri - falaram sobre saúde, direitos, trabalho, família e educação.

Cerca de 100 pessoas acompanharam também a discussão sobre o trabalho. A Deputada Estadual Maria Helena Sartori explanou sobre as diferenças de rendimentos por conta de gênero e etnia. Já a secretária municipal de Educação, Mariza Abreu, debateu o acesso à escolaridade e valores que configuram a imagem da mulher no interior da escola e da família.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e do Caribe passou a ter reconhecimento a partir do I Encontro das Mulheres Afro Latino-americanas e Afro Caribenhas, que aconteceu na República Dominicana em 1992 e contou com mulheres negras de mais de 70 países. Estipulou-se então que esta data seria o marco internacional de luta e resistência da mulher negra. O evento também deu origem a uma articulação internacional: a Rede de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe.

Fabiana de Lucena (Mtb9247)

Assessoria de Imprensa