1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

SMTM muda itinerário da linha 58 - interterminais

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria dos Transportes e Mobilidade Urbana (SMTM), informa a mudança, a partir de segunda-feira (04/07), do itinerário da linha 58 – Interterminais. Atualmente quatro veículos (microônibus) percorrem o itinerário atingindo cerca de 31,5 mil passageiros. Com a mudança, pretende-se aumentar em cerca de 11 mil pessoas a procura pela linha.

De acordo com o Secretário Jorge Spinelli Dutra, da SMTM, quando a linha começou a operar, fazia em 154 horários/dia e percorria 19.506 km em 24 minutos. Nesse roteiro atingiu, em 12 meses, 42 mil passageiros. Em 2003, a linha foi modificada (como está agora) caindo os horários para 130/dia e aumentando a extensão e o tempo para 21.465 km em 28 minutos. “Com essa alteração, a média de passageiros caiu para 31,5 mil, portanto, perdemos cerca de 11 mil clientes”, explica Dutra.

MUDANÇA ITINERÁRIO: A partir de segunda, a cada 28 minutos, o veículo INTERTERMINAIS – VIA FÓRUM vai se deslocar pelas ruas Ernesto Alves, Ver. Mário Pezzi, Os 18 do Forte, Dr. Montaury, Luiz Antunes (passando pelo Fórum), Tronca, Marechal Floriano, Os 18 do Forte e Coronel Flores. E os três microônibus INTERTERMINAIS – ROTEIRO NORMAL seguem a cada sete minutos pelas ruas Ernesto Alves, Ver. Mário Pezzi, Os 18 do Forte e Coronel Flores. “A nova mudança visa manter o carro nº 101 fazendo o itinerário antigo (com o Fórum) e os outros três só o anel central. Com isso, pretendemos recuperar os passageiros e aliviar o táxi-lotação que sobrepõe as linhas do Interterminais. A tarifa do Interminais custa R$ 0,98, é mais barata”, avalia o titular da SMTM.

MUDANÇA PARADAS: Outra alteração ocorrerá com as paradas. A troca deve-se a racionalização na operação das linhas de ônibus Universitário (L-06), Sagrada Família (L-11) e Interterminais (L-58). “Essa alteração vai permitir que os usuários optem agora por qualquer linha num único ponto, o que não era possível na sistemática existente”, informa Jorge Dutra.

Serão aglutinadas paradas como as existentes na Av. Brasil x Ernesto Alves e Ernesto Alves X Ver. Mário Pezzi. Elas passam para rua Ver. Mário Pezzi entre as ruas Ernesto Alves e Vinte de Setembro. “Para este novo ponto, também será remanejado o abrigo existente da Ver. Mário Pezzi entre as ruas Vinte de Setembro e Bento Gonçalves. Esse ponto deixará de existir”, aponta o secretário.

Junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho será instalada uma nova parada da linha 58. “O ponto será próximo ao pórtico da antiga Cantina Antunes, para facilitar o acesso das pessoas ao Centro”, avisa Dutra.

Fabiana de Lucena (Mtb9247)