1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Julho

Surto de sarampo em SC deixa município em alerta

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está orientando técnicos e profissionais da rede pública de saúde para identificar possíveis casos de sarampo e, ao mesmo tempo, prevenir a população da doença. O alerta foi intensificado depois que um surfista catarinense voltou das Ilhas Maldivas com sarampo e contaminou uma série de pessoas em Santa Catarina e São Paulo.

No entanto, as autoridades de saúde tranqüilizam a população. “O que estamos fazendo é apenas a adoção de medidas preventivas, pois nenhum caso foi registrado até agora em Caxias do Sul ou no resto do Estado”, explica a coordenadora de Vigilância à Saúde da SMS, Isabel Santa Catarina.

Segundo ela, é preciso ficar atento porque o contágio do sarampo se dá via aérea (tosse, espirro, etc). As pessoas contaminadas apresentam tosse, febre acima de 38,5 graus, conjuntivite (irritação nos olhos e desconforto com a luz) e manchas avermelhadas na pele formando placas. A orientação a quem apresentar algum destes sinais ou sintomas é procurar a rede de saúde.

A coordenadora de Vigilância à Saúde acrescenta que a faixa mais suscetível à doença vai dos seis meses aos 49 anos de idade. “Antes disto, a mãe imuniza o bebê; e após os 49 anos, também presume-se que as pessoas já estejam imunizadas”, diz. De acordo com ela, as Américas eram consideradas áreas livres do sarampo. “Porém, quem viajar para fora do continente precisa ser imunizado”, alerta.