1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Setembro

Caxias terá feira permanente de vinho

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura (SMAG), promove a partir deste sábado (17.09) a Feira Permanente do Vinho, das 7h às 13h, junto à antiga Estação Férrea. Neste sábado haverá uma solenidade às 8h30min no local para marcar o lançamento da iniciativa, que foi desenvolvida em parceria pela SMAG e pelas cantinas caxienses organizadas numa comissão.

O grupo elaborou um regulamento para a feira, bem como estabeleceu as diretrizes para comercialização, levando em conta as necessidades de produtores e consumidores. “Tudo foi feito em conjunto, sempre com o foco na qualidade do produto”, explica o secretário da Agricultura, Nestor Pistorello.

O vinho será comercializado em duas categorias: de mesa (garrafa e garrafão) e viníferas (qualidades como cabernet, merlot, etc). Uma das decisões foi evitar a venda da bebida em garrafas PET, justamente para priorizar a qualidade do produto, que passa pela embalagem.

Apenas o vinho de mesa será tabelado: R$ 8 o garrafão sem casco e R$ 10 com casco. As qualidades de viníferas terão preço liberado, de acordo com as características do produto. “O consumidor terá várias opções a escolher. Os vinhos de mesa devem ser muito procurados; no entanto, a produção de vinhos finos no município vem crescendo bastante”, lembra Pistorello.

A cada semana, sempre aos sábados, quatro cantinas vão levar seus produtos à feira num sistema de rodízio. O secretário acrescenta que todos estes detalhes foram decididos com a participação dos produtores. “Assim eles podem se organizar para transportar os produtos até um local de fácil acesso e estacionamento”, completa.

A intenção da SMAG e dos produtores é tornar a feira uma referência na comercialização do vinho caxiense. “Antes, na Praça Dante, as feiras eram esporádicas e era preciso fazer uma divulgação muito grande na véspera. Além disto, havia o problema de acesso e estacionamento”, recorda.

O secretário acrescenta que a feira permanente será também um referencial para o Turismo. Afinal, todos os sábados os turistas poderão encontrar o vinho caxiense no mesmo lugar e com farta oferta do produto.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa