1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Setembro

Prefeito Sartori abre encontro estadual de leitura

Publicada dia

O Prefeito José Ivo Sartori abriu nesta segunda-feira (12/09) o Encontro Estadual de Leitura – Proler 2005, com o Teatro Municipal da Casa da Cultura completamente lotado. Educadores, especialistas, escritores e acadêmicos de diversos municípios da região participaram da abertura do evento, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, Programa Permanente de Estímulo à Leitura (LivroMeu), Programa Regional de Ação Conjunta (PRAC), Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, SESC e UCS, com patrocínio do Banrisul.

O Prefeito Sartori deu as boas-vindas a todos os representantes dos municípios vizinhos. Saudou os escritores presentes, em especial o palestrante desta manhã, Rubem Alves. Lembrou que Caxias do Sul tem a “virtude” de contar com um secretário da Cultura que é também um escritor, referindo-se a José Clemente Pozenato. “Ele fez com os 130 Anos da Imigração Italiana algo semelhante ao que Erico Verissimo realizou na saga O Tempo e O Vento”, disse o Prefeito.

O secretário Pozenato agradeceu pela presença de todos e destacou que todas as iniciativas em prol da leitura são muito bem-vindas. “Nós que trabalhamos para ampliar o hábito da leitura sabemos como é difícil atuar de forma isolada”, afirmou.

O Proler, que está inserido na programação da Feira do Livro, tem o objetivo de reunir especialistas das áreas de leitura e literatura, escritores, professores, bibliotecários e funcionários de bibliotecas, equipes diretivas e pedagógicas.

A abertura do evento contou também com a presença da madrinha da Feira do Livro 2005, Cleodes Piazza Julio Ribeiro. O encontro prossegue nesta terça-feira (13/09).

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO ENCONTRO ESTADUAL DA LEITURA – PROLER 2005

Segunda-feira – 12/09

Local: Bloco J da Cidade Universitária

13h30 às 17h30 - Oficinas

Terça-feira – 13/09

Local: Bloco J da Cidade Universitária

8h30 – Oficinas

12h – Almoço livre

Local: Auditório do Bloco J da Cidade Universitária

13h30 às 14h40 – Avaliação do evento e preparação da apresentação das conclusões

14h30 às 17h – Fórum – apresentação das conclusões das oficinas e entrega dos certificados

17h – Avaliação por parte dos especialistas, monitores e comissão organizadora

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa