1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Setembro

SAIS certifica cozinheiras e agentes de agricultura urbana

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS), promove nesta quinta-feira (29.09), às 18h, no Restaurante Comunitário, a cerimônia de entrega dos certificados a funcionários que concluíram cursos sobre Higiene Alimentar & Aproveitamento de Alimentos, e Agricultura Urbana. Os participantes, entre eles quinze cozinheiras, estão habilitados a atuar nos programas comunitários da Fundação de Assistência Social (FAS), Casa Madre Teresa e da própria SAIS.

Os cursos foram oferecidos ao longo do ano pela SAIS, em parceria com as secretarias de Agricultura e Habitação. A ação foi realizada dentro do Programa Municipal de Agricultura Urbana, por meio do Projeto Hortas Urbanas e Áreas de Compostagem. Os cursos foram ministrados nas comunidades dos bairros Santo Antônio/ Serrano, loteamento Conquista/ bairro Santa Corona e Vila Ipê/ Santa Fé.

O Projeto Hortas Urbanas é desenvolvido por meio de um convênio entre a Prefeitura e o governo federal. No Loteamento Colina do Sol, o trabalho é possível em função de um convênio com o proprietário da terra onde se localiza o cultivo de alimentos e Eletrosul. No Bairro Santo Antônio/ Serrano, também existe uma parceria com as pastorais da Criança e da Partilha, Paróquia Menino Deus e iniciativa privada.

HORTAS - Cerca de 40 pessoas participaram das capacitações. Quinze já desenvolvem atividades nas hortas dos bairros Santo Antônio/ Serrano e loteamento Conquista/ bairro Santa Corona. O trabalho beneficia cerca de 60 pessoas.

No loteamento Colina do Sol/ Vila Ipê/ Santa Fé um grupo de dez pessoas deve começar o trabalho num primeiro momento, beneficiando outros 40 moradores. Depois, as ações deverão abranger cerca de cem pessoas das comunidades.

Os cursos foram ministrados pelo engenheiro agrônomo Carlos Alberto Bordin (Agricultura Urbana) e pela ONG Oscip Guayí, por meio do assessor técnico Rafael Martinez Fortes, com o tema Formação em Empreendedorismo – Economia Solidária e Autogestão.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa