A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura (SMAG), promoveu nesta segunda-feira (26/09) um coquetel de apresentação oficial dos premiados na 8ª edição do Concurso Melhores Vinhos de Caxias do Sul safra 2005. A apresentação foi realizada na CIC e contou com a presença do Prefeito José Ivo Sartori, Vice-prefeito Alceu Barbosa Velho, deputada Maria Helena Sartori, secretário da Agricultura Nestor Pistorello, soberanas da Festa da Uva 2006, presidente do Legislativo, Francisco Spiandorello, além de comerciantes, técnicos, enólogos e representantes das cantinas.
O Prefeito José Ivo Sartori parabenizou os vinicultores pela excelente qualidade dos produtos apresentados. Em breve, durante a Festa da Uva 2006, teremos uma grande oportunidade de mostrar que Caxias produz não só as melhores uvas, mas também vinhos de qualidade comprovada, disse. O Prefeito brindou com as demais autoridades, convidando a todos os presentes para que degustassem os vinhos.
Segundo o secretário Nestor Pistorello, a intenção é fazer com que o mercado possa conhecer melhor os produtos caxienses. Promovemos esta última edição do concurso com foco em duas metas principais: alcançar mais qualidade no vinho aqui produzido e divulgar o produto para os mercados local, regional e estadual, diz.
O enólogo Luiz Rizzon, que coordenou a banca de avaliação do concurso, elogiou os produtos da safra 2005. Nós observamos que especialmente os vinhos tintos finos têm evoluído muito em qualidade, disse. Ele explicou também que a avaliação das amostras foi feita por meio de numeração. Ou seja, os enólogos não sabiam qual cantina estava sendo avaliada, afirmou.
PREMIADAS - As vinícolas premiadas no concurso foram as seguintes: São Luiz, Sadi Sartori & Filho, Cia. Piagentini, Cooperativa Vitivinícola Aliança e Casa Motter (vinho branco de mesa); Sadi Sartori & Filho (vinho rosado de mesa); Don Giusepp, Vinícola Grutinha, Vinícola Pagliosa, Vinícola Zanrosso, Lovatel Indústria Vinícola, Vinhos Comerlato, Cia. Piagentini, Vinhos Rossato e Vinícola São Luiz (vinho tinto de mesa); Casa Motter (vinho branco vinífera); Vinhos Bampi, Casa Motter e Don Affonso (vinho tinto vinífera).
Outro grande passo dado para fortalecer o setor vinícola foi a inauguração da Feira Permanente do Vinho, no último dia 17. A feira acontece todos os sábados, das 7h às 13h, junto à antiga Estação Férrea. A cada semana, quatro cantinas caxienses apresentam seus produtos num esquema de rodízio.
Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)
Assessoria de Imprensa