1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Outubro

Califórnia da Canção: público caxiense aponta música favorita

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com a UCS, promoveu na última sexta-feira (14/10) uma das etapas classificatórias da 34ª Califórnia da Canção Nativa do RS. Oito músicas concorrentes foram apresentadas no UCS Teatro e avaliadas por uma comissão julgadora formada por personalidades como o comunicador Omair Trindade, artista plástico Tadeu Martins, compositor José Athanazio Borges Pinto, poeta Silvio Genro e músico Nelson Coelho de Castro.

Seis das oito concorrentes foram credenciadas à etapa final da Califórnia, que acontecerá de 8 a 11 de dezembro em Uruguaiana. Sob intensos aplausos, o público apontou a composição Com os Pés Fincados no Chão como uma das favoritas ao prêmio Calhandra de Ouro. Ficaram de fora as músicas Vaneira Antiga e Mundo Véio Sem Porteira (confira lista das credenciadas abaixo).

Um dos momentos de maior emoção foi a homenagem prestada pelos músicos e organizadores ao tradicionalista Luiz Menezes, recentemente falecido. Durante o show de intervalo, a cargo de Daniel Barros e grupo, o público ajudou a entoar trechos da canção Piazito Carreteiro. A música, de autoria do saudoso compositor, é considerada um dos maiores clássicos do tradicionalismo.

A etapa de Caxias foi uma das quatro classificatórias que compõem a 34ª Califórnia da Canção Nativa: Jaguarão (09.10), Porto Alegre (12.10), Caxias do Sul (14.10) e Uruguaiana (21.10). A parceria entre os organizadores, Prefeitura e UCS foi firmada durante a última Expointer, em Esteio. A Administração Municipal foi representada pelo Vice-prefeito Alceu Barbosa Velho, que está à frente da participação do município no evento.

Para Barbosa Velho, participar da organização de um festival consagrado como a Califórnia da Canção é motivo de orgulho. “Desde o início apostamos no sucesso desta parceria, pois sabemos que no tradicionalismo as distâncias se encurtam e se tornam quase inexistentes”, afirmou. De acordo com o Vice-prefeito, a participação no festival é também uma excelente oportunidade de divulgar a Festa da Uva 2006.

O presidente da Califórnia, Julio Machado, ficou satisfeito com as apresentações. “Considero altíssimo o nível das composições mostradas em Caxias”, avalia. Ele e a equipe da organização já estão envolvidos nos preparativos da etapa uruguaianense, que acontece nesta sexta, dia 21.

MÚSICAS CREDENCIADAS – ETAPA CAXIAS

1) Querência – Milonga

Letra Anomar Danúbio Vieira

Música Rogério Melo

2) De Patas Pro Ar - Rancheira

Letra Rafael Ovídio da Costa

Música César Santos e Nestor Duran – Alejandro Rodrigues

3) Ritual Galponeiro

Letra Paulo Righi e Piero Ereno

Música Piero Ereno

4) Cantigas de Mar – Boizinho

Letra Ivo Ladislau

Música Carlos Silva (Carlos Catuípe)

5) Com Os Pés Fincados no Chão

Letra Rivair Alves da Silva Neto

Música Pirisca Grecco e Ricardo Martins

6) Sobre um Mar de Estrelas

Letra Luiz Fernando Gastaldo

Música Arison Martins

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa