1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Outubro

Pianista é atração nos Concertos ao Entardecer

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura e Museu Municipal, e em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UCS, promove neste domingo (30/10) a 114ª edição dos Concertos ao Entardecer. A atração deste mês é o pinanista Léo Ferrarini, de Caxias do Sul. O espetáculo começa às 18h, no Teatro Municipal da Casa da Cultura, com entrada franca.

De família de músicos, Léo Ferrarini freqüentou aulas de música desde os oito anos de idade, estudando saxofone e clarineta com o maestro Gerson Thomas de Carvalho. Tocando esses instrumentos, integrou a extinta Banda Sinfônica Municipal de Caxias do Sul, período em que se dedicou paralelamente ao estudo de piano. Fez parte da 1ª turma de formandos do Curso Fundamental de Música (extensão da UCS). Freqüentou por dois anos consecutivos a Oficina de Música de Curitiba.

Integrou diversos grupos de destaque no sul do país, como Lucille e Pimenta do Reino. Estudou piano com os professores Alla Dadaian (Rússia), Marli Zattera, Paulo Dorfman (POA) e Dario Galante (Itália). Participou, ainda, de workshops com Pablo Fernandez Arrieta (Espanha), também acompanhando-o em apresentações pelo Brasil; Ian Guest; Benjamin Taubkin (SP) e Joe Lovano (Itália) - considerado um dos maiores jazzistas da atualidade.

Em 2001, mudou-se para São Paulo onde obteve bolsa de estudos para o Conservatório de Tatuí, dedicando-se ao repertório de piano formal e popular. Formou-se sob a orientação de expoentes da música brasileira como: André Marques (Hermeto Pasqual), Paulo Braga, Miriam Braga, Cléber Almeida, Paulo Flores, Alexandre Bauab (Quebrando o Galho), entre outros. Nesse período participou do grupo Cambanda Jazz Combo e dedicou-se ao seu duo com o contrabaixista Tiago Daiello. Com este, participou em 2002, de uma seleção de duos em São Paulo para representar o Brasil em Cuba, ficando entre os quatro finalistas.

De volta ao RS, vem atuando intensamente como produtor, arranjador, professor, pianista (Orquestra da UCS, Orquestra Municipal de Sopros, outros artistas). Atualmente desenvolve um duo com o acordeonista Oscar dos Reis, gravando e divulgando através de apresentações o trabalho do CD “Suíte Porteña”, de composições inéditas de Oscar. Com este trabalho, participou do Festival Internacional de Jazz La Pataia, que acontece anualmente no Uruguai, palco de lendas do jazz como: Paquito de Rivera, Mcoy Tiner, Tom Harrel, etc.

Dedica-se, também, ao seu trio autoral acompanhado do contrabaixista Fábio Alves e do baterista Márcio Pereira. Atua ainda com pesquisa de música sul-americana, além do seu trabalho de piano solo.

PROGRAMA – CONCERTOS AO ENTARDECER

LÉO FERRARINIPiano

TRIBUTO A EGBERTO GISMONTI

* COBERTOR DE ESTRELAS

* FREVO

* FORRÓ

* BAIÃO MALANDRO

* A FALA DA PAIXÃO

* CHORO Nº 1

*AMAZÔNIA/FORROBODÓ

* ANO ZERO

* 7 ANÉIS

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa